Domingo geralmente é um dia preguiçoso, que não inspira encararmos muitas funções. Isto, especialmente, no domingo frio e chuvoso que fazia em Porto Alegre na semana passada. Só que não... desta vez foi diferente!
Desembarquei em uma São Paulo ensolarada, a 23°C de temperatura e pouco após às 11h da manhã. Pelo meio-dia, já estava na Estação Santa Cruz para pegar o metrô em direção ao Centro e descer na Estação São Bento. Jornada tranquila, com poucos passageiros e várias famílias. Cruzei com alguns "chinglings" da 25 de Março e logo avistei o lindo Mercadão de São Paulo.
Para mim é o paraíso. Quem me conhece, sabe! É muita cor, muita textura, muito contraste em um só lugar - de comidas, de cheiros, cores e de gente!
O Mercadão estava bem cheio, porém muitas bancas estavam fechadas. Para interessados ou turistas (como eu!), tem uma banca de informações em plena atividade no domingo. Foi ótimo, pois não queria me perder pelo Centro de São Paulo, quando saísse de lá.
Andei, andei, comi lichia, pitaia amarela (também conhecida como saborosa) e tâmara fresca com morango, combinação tão deliciosa quanto chocolate - assim que ela me foi apresentada!
E para encerrar este ponto turístico, me rendi a uma das tradições paulistanas: sentar no balcão do Hocca Bar e pedir um big pastel de bacalhau com uma cerveja bem gelada! O sanduíche de mortadela era um tanto grande para uma pessoa só... deixa esta para uma próxima...
Feito isso, andei mais um pouco pelas ruas do entorno do mercado, já mais vazias ou cheias de moradores de rua e outros tipos. Subi a Ladeira Porto Geral até chegar na Rua XV de Novembro. E que linda! É uma rua para pedestres, anteriormente considerada como a mais chique da cidade, hoje hospedando a Bovespa, a BM&F e outros bancos, todos em prédios altos e portas imponentes!
Movimento da Exposição no domingo |
Interior do CCBB SP |
Diz-se que Da Vinci foi buscar o tema no acervo mitológico greco-romano, onde Zeus encantou-se por Leda, rainha de Esparta, seduzindo-a transformado em Cisne. Aqui, não tenho nenhum conhecimento para versar sobre o assunto. Mas a beleza desta obra me hipnotizou!
A exposição pode ser visitada até o dia 23 de setembro e não se permite que as salas superlotem. O número de visitantes é controlado com um cartão indicando o número da sala que se está. Talvez aí esteja o motivo das filas, mas não desanimem!
Banco em frente ao CCBB |
* ATUALIZAÇÃO: Este post foi ao ar em setembro de 2013! Por atualizações no blog, ele foi deslocado para cá!
Quando pessoas de outros estados pensam em São Paulo fazem logo uma cara feia, ou de pavor ou ainda balançam a cabeça dizendo:"nunca moraria lá", pois é eu fui uma destas. Sulista da serra gaúcha acabei me rendendo aos encantos de São Paulo, essa cidade tão assustado e pra nós... Hoje depois de 4 anos de residência por aqui, páro e penso que a vida me trouxe pra cá e despacito comecei a amar este lugar também, talvez ainda nao tanto como o nosso Rio Grande, mas quem sabe um dia!? Bom poderia escrever horas sobre São Paulo, mas por hoje vou ficando por aqui Gabi... Um super beijo e parabéns pelo blog!
ResponderExcluirObrigada, Adri! As dicas são sempre bem-vindas!
ExcluirCom certeza, sempre irei tirar o proveito do melhor que a cidade tem a oferecer!
Bj
Eu tive que segura-la para não arrancar a obra "Leda e o Cisne" e levar para casa.
ResponderExcluirE deu vontade mesmo! ;)
ExcluirObrigado por falar de São Paulo! Moro em Brasília há quase dois anos. E muita saudade da família e de São Paulo!
ResponderExcluir