Enfim, chegou a última semana de 2013 e, com ela, alguns dias de folga e a hora de colocar o "pé na estrada" para encerrar um ano e começar outro já com um novo destino desbravado.
Com mais quatro amigas, organizamos em meados de setembro o nosso tour para o réveillon e o destino escolhido e acertado foi Morro de São Paulo, na Bahia. Fizemos tudo por conta e risco, sem pacote ou agência de turismo e a antecedência nos permitiu adquirir passagens com bons preços (Gol) e hospedagem a um custo razoável, considerando a altíssima temporada.
Nosso ponto de partida foi Porto Alegre, em viagem sem escalas até Salvador. Chegamos no final da tarde e foi preciso pernoitar na capital baiana, antes se seguir ao nosso verdadeiro destino.
Através do Booking, reservamos uma diária no Hit Hotel, localizado na orla bem próximo ao famoso Farol da Barra. Embora um pouco barulhento, o quarto era confortável. O banho, com chuveiro elétrico e pingos ralos, deixou a desejar. O hotel foi recém reformado, e está localizado próximo a diversas opções de bares e restaurantes. Tivemos serviço de traslado (pago à parte) e um ótimo café da manhã.
Com a manhã seguinte livre, acordamos cedinho e partimos para o momento mais turístico da nossa programação: visita ao Pelourinho, Elevador Lacerda e Mercado Modelo. E fazia muito calor...
Mapa do Centro Histórico de Salvador |
Iniciamos a caminhada em frente à Prefeitura Municipal de Salvador, cruzamos a Praça da Sé, e logo chegamos ao Largo Terreiro de Jesus, onde fica a Catedral Basílica de um lado e a igreja Sao Domingos de Gusmão de outro, a recém restaurada Faculdade de Medicina (1ª do Brasil) e diversas outras construções coloniais. No centro do largo, diversas bancas vendendo acarajé, cocada e bebidas pra aliviar o calor. E ao longo do passeio, baianas muito simpáticas abordavam os turistas para fotos, esperando por um troco.
Largo Terreiro de Jesus |
Primeira Faculdade de Medicina do Brasil |
Catedral |
Seguimos andando sem rumo, escolhendo as ruelas que mais chamassem a nossa atenção. Passamos por outras tantas igrejas, muitas douradas e outras fechadas, casinhas restauradas e outras nem tanto.
De repente, chegamos no Largo do Pelourinho, cercado por igrejas, teatros, casas culturais de todos os tipos e lojinhas de souvenirs.
Pelourinho a igreja Nsa. Sra. do Rosário dos Pretos e a casa onde Michael Jackson gravou parte do clipe They Don’t Care About Us |
É ali, nas grades da Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos que os turistas e fiéis amarram suas fitinhas do Bom Fim em nome das suas preces. As fitinhas podem ser compradas em todos os lugares, mas também podem ser oferecidas a você em frente ao local. De graça.
O importante é ter fé !!! Ao fundo, casa Fundação Jorge Amado |
Retornamos à Praça da Sé e fizemos uma pausa para água de côco e acarajé. Foi a primeira vez que provei deste tempero baiano...
A baiana Mary e o meu acarajé !!! |
Depois, fizemos uma pausa para apreciar e fotografar a linda vista da Baía de Todos os Santos e logo seguimos para o Elevador Lacerda. Diferente do que se pensa, o elevador não é panorâmico e, geralmente, tem um custo simbólico de R$ 0,15, mas era dia de passe livre!
Elevador Lacerda, Mercado Modelo e a Baía de Todos os Santos |
Acesso organizado ao Elevador Lacerda |
O Elevador visto do Mercado Modelo - acesso dos turistas que desembarcam nos cruzeiros ao Pelourinho |
Já embaixo está o famoso Mercado Modelo, um prédio de estilo neoclássico, tombado pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e construído em 1861 para ser utilizado como a terceira alfândega de Salvador. Hoje, o prédio é considerado o maior shopping de artesanato do Brasil e um dos principais pontos turísticos de Salvador. Logo em frente ao prédio, estão baianas ciganas atacando e aborrecendo os turistas que se aproximam. Conseguimos fugir delas, demos uma volta por ali e logo partimos para buscar as malas e seguir para o Morro de São Paulo, assunto do próximo post...
Frente... |
Fundos... |
Dentro... |
Artesanatos e especialidades encontradas no nordeste |
E... o nosso "até logo" a Salvador e ao Farol da Barra...
-----------------------------------------------------------------------------------------------
Precisa de hotel em qualquer lugar? Acesse o Booking e faça a sua reserva com cancelamento grátis!
Precisa alugar um carro? A RentCars te ajuda a comparar valores e optar pela melhor opção. Pague em Reais em até 12x e sem incidência de IOF.
Sabe que Salvador nunca me chamou em nada? Não sei, acho que preciso dar uma outra chance. Suas fotos estão lindas!
ResponderExcluirBeijos
Te confesso que nem a mim, Dani. Foi ótimo ter tido essas horas para poder visitar esses principais pontos e ainda cedinho, sem o tumulto... que bom que você gostou das fotos! Bjs
ExcluirDani, vc não sabe o que tá perdendo!!! Salvador é demais!!!
ExcluirUAU, vocês até conseguiram fazer muitas coisas em tão pouco tempo... Embora tenha várias amigos de lá, não conheço Salvador. Não é uma das minhas prioridades no momento, mas um pit stop, assim como vocês fizeram, cairia bem, viu?
ResponderExcluirSim... 'pit stops' merecem ser aproveitados! Quase sempre conseguimos ter um 'overview' do lugar e caiu bem certinho no caso de Salvador! Fica a dica!
ExcluirPam, vc não sabe o que tá perdendo! Salvador é demais!!!
ExcluirQue bom que te transmiti esse sentimento bom! Fico bem feliz! Bj
ResponderExcluirGabi!!! Que saudade dessa cidade sensacional que bateu agora!!! Fui pra Salvador, várias vezes qnd era adolescente, fiquei séculos sem ir e em 2013 fui pra um congresso em um hotel perto do aeroporto e acabei nem indo pra cidade!!! Gente, me deu um treco agora - PRECISO voltar urgentemente pra lá!!!! Sempre amei a cidade! E olha que não curto praia...
ResponderExcluirQue bom levar esse sentimento até você, Fer! Se você gosta, tem que voltar mesmo!!!
ExcluirUau!!! Minha vontade era única e exclusiva de ir para Morro de São Paulo. Salvador também nunca chamou minha atenção assim, mas suas fotos e seu relato mudaram minha opinião! :)
ResponderExcluirEu também não tinha muita vontade, mas gostei de poder conhecer a região do Pelourinho desta forma! ;)
Excluir