Entre os inúmeros benefícios que o esporte traz, o mergulho proporciona aos seus praticantes visitar paraísos, talvez, jamais pensados por eles como turistas. Os destinos escolhidos sempre terão algum atrativo especial, neste caso, relativo aos pontos de mergulho. E neste contexto está o Arquipélago de Abrolhos, local que escolhi para passar o feriadão da páscoa e fazer o meu primeiro live aboard.
Fonte: brasilmergulho.com |
"Quando te aproximares da terra, abre os olhos", disse Américo Vespúcio ao navegar por aquelas águas. Diz-se que aí está a origem do nome do arquipélago.
O Parque Nacional Marinho de Abrolhos fica localizado há aproximados 75 quilômetros da costa, ou, cerca de três horas e meia de navegação a partir da cidade de Caravelas, ao sul do Estado da Bahia. É controlado pelo Ibama (ICMBio) e é composto por cinco ilhas - Santa Bárbara, Redonda, Siriba, Guarita e Sueste, sendo somente a primeira habitada e por oficiais da Marinha do Brasil e pesquisadores.
Ilhas Siriba (esq.) e Sueste (dir.) |
Ilha de Santa Bárbara |
Na operação de live aboard, como o nome diz, vive-se embarcado. O catamarã Andarilho, da empresa Novo Horizonte, foi o nosso hotel e nele convivemos quase que 100% do tempo. Todas as refeições estavam incluídas; o cardápio era bem variado e agradou todos os doze participantes desta aventura, além dos quatro tripulantes a bordo.
=> Estrutura do catamarã Andarilho
São duas suítes para casal, duas suítes duplas com beliche e duas cabine standard com beliche. No salão principal fica a cozinha equipada e a mesa de jantar, com sofás. Na popa, há mesa para refeições e banheiro, é onde ficam os equipamentos de mergulho. Na proa, espaço amplo para banho de sol!
Áreas comuns do catamarã |
Cabines |
*******
Logo chegando em Abrolhos, já nos preparamos para cair na água pela primeira vez. Cinquenta minutos depois, era hora de fazer o intervalo de superfície até que os cilindros fossem novamente abastecidos para, então, voltarmos para a água. E assim era a rotina. Entre um mergulho e outro, o tempo passava com banho de sol, snorkel, stand up paddle (SUP), soneca, almoço, leituras, risadas, ... , cada um fazendo o que desejasse.
Snorkel na Siriba |
O desembarque aconteceu em duas situações, ambas com a autorização do Ibama. Na primeira, caminhamos pela Ilha Siriba para observar os Atobás, pássaros típicos do arquipélago, e fotografar Abrolhos por outros ângulos.
Na segunda, visitamos a Ilha de Santa Bárbara, única habitada. Foi onde tivemos a oportunidade conhecer o funcionamento do arquipélago com suas peculiaridades. Do alto do farol, de 153 anos, acompanhamos o sol se pondo no mar.
Desembarque na Ilha de Santa Bárbara |
A vila |
Residência 'presidencial', visitada apenas por Lula uma única vez |
A lindinha capela da vila |
O farol... |
...e a sua visão privilegiada do Arquipélago |
Sites úteis:
Post no blog 1000dias
-----------------------------------------------------------------------------------------------
Precisa de hotel em qualquer lugar? Acesse o Booking e faça a sua reserva com cancelamento grátis!
Precisa alugar um carro? A RentCars te ajuda a comparar valores e optar pela melhor opção. Pague em Reais em até 12x e sem incidência de IOF.
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
ResponderExcluirQue legal Gabi, lugar lindo mesmo! Adoro esses faróis desse tipo, nos EUA está cheio!
ResponderExcluirTambém gosto! ;)
ExcluirQue lindo! Abrolhos parece ser um sonho, um lugar de beleza e paz!
ResponderExcluirFoi um lugar mágico mesmo!
ExcluirMergulhei poucas vezes até hoje, mas adorei! Não conhecia Abrolhos e fiquei super interessada nesse esquema de dormir no Catamarã e poder conhecer um lugar com natureza tão linda. ;)
ResponderExcluirFoi uma experiência bem interessante. No início, fiquei com um pouco de medo de enjoar. Mas, no geral, valeu cada momento. E o mergulho lá foi incrível também! Quero outros... ;)
ExcluirOlá Gabi, muito obrigada pelo carinho de compartilhar sua experiência. Adorei o detalhamento dos mergulhos. Estou indo semana Q vem e vc me deixou ainda mais ansiosa e animada☺️
ResponderExcluirGrande abraço ��
Que legal, Thábata! Uma ótima viagem e ótimos mergulhos para ti!
ExcluirSe lembrar... volte para contar como foi a experiência! ;)
Estou indo com a Turma da Mergulho & Cia de Brasilia no Feriado da Semana Santa 13/14/15/e 16 de Abril de 2017. No Retorno Contarei Minha Experêcia.
Excluir