Já aconteceu uma vez quando fui para São Paulo e não foi diferente desta vez. Saí de Porto Alegre no domingo de manhã e o tempo não estava muito bom; tinha acabado de chover. Quase duas horas depois, aterrissei no aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro, com um dia lindo de muito sol e quase sem nuvens.
Foi só largar as coisas no hotel, vestir algo mais apropriado para o calor e encontrar a Denise para aproveitarmos o dia juntas! E a escolha foi visitar um lugar desconhecido, por mim, é pouco visitado por ela: o bairro de Santa Teresa.
Santa Teresa é um bairro pitoresco do Rio de Janeiro que fica em cima de uma serra e fornece uma vista incrível das zonas norte, sul e central da capital carioca. Chegar lá não é muito fácil, visto que existem muitas ladeiras bastante íngremes. Porém, todo o esforço compensa.
Optamos por ir de táxi direto até o Parque das Ruínas, uma mansão neocolonial que já foi um movimentado salão da sociedade carioca em meados de 1920. Em 1996, foi revitalizado e recebeu alguns traços modernos, se tornando este espaço multicultural.
Arcos localizados na estrada de acesso ao Parque
O casarão
Detalhes da fachada e do interior das ruínas
O lugar é lindo e lá de cima conseguimos avistar muitos dos postos turísticos do Rio de Janeiro...
E ainda fomos agraciadas com um show de jazz que acontecia por lá...
Centro Cultural Municipal Parque das Ruínas
Rua Murtinho Nobre, 169
Aberto de terça a domingo (08h às 18h).
Santa Teresa – Rio de Janeiro
Anexo às Ruínas está o Museu Chácara do Céu, que reúne coleções de arte de diversas épocas e exposições de longa duração, além de preservar cômodos que preservam características do tempo em que lá foi uma residência.
O ingresso custa R$ 2,00 e o museu fecha às terças-feiras e tem entrada gratuita às quartas.
* * *
Mas... E os tradicionais bondes de Santa Teresa?
Difícil não associar o Bairro de Santa Teresa com os seus tradicionais bondinhos. Porém, em 2011 houve um incidente que acabou por ferir algumas pessoas e, por causa disso, pôs-se em questão a segurança nesse meio tradicional de transporte do bairro.
Atualmente, o retorno da circulação dos bondes por Santa Teresa está em fase de testes e só é possível ter esta experiência de segunda a sábado, entre onze da manhã e quatro horas da tarde e em um percurso limitado entre o Largo da Carioca, no centro, e o Largo do Curvelo, já no alto do bairro. E estes horários podem mudar devido às muitas obras que estão sendo feitas por lá.
Foi uma pena não ter visto... Ficou para uma próxima visita!
-----------------------------------------------------------------------------------------------
* * *
Precisa de hotel em qualquer lugar? Acesse o
Booking e faça a sua reserva!
O Devaneios é
afiliado do site. Você não paga nada a mais por isso, mas contribui com
o blog!
Gabi Querida, foi um prazer passar estas tarde ensolarada com você. Espero que a gente repita nossos passeios aqui no Rio ou em Porto, em breve! Beijão
ResponderExcluirCom certeza vamos e temos que repetir tardes como essa!
ExcluirBjs e até breve...
Amei as dicas....Fui apenas perto de Santa Tereza nos Arcos da Lapa... na época, o bondinho não estava funcionando.
ResponderExcluir