Colonia do Sacramento (Colonia del Sacramento) ou simplesmente Colonia é a cidade mais antiga do Uruguai e merece ser visitada. Foi fundada por portugueses em 1860, após muitos conflitos com a coroa espanhola e teve o seu centro histórico declarado Patrimônio da Humanidade da UNESCO após um forte trabalho de restauração na década de 70.
Gostoso é caminhar pelas ruas de pedra de Colonia, meio que sem rumo. Você precisará de duas ou três horas para conhecer tudo o que a cidade oferece, então, dá tranquilamente para fazer um passeio bate-volta a partir da capital uruguaia de Montevidéu ou a partir de Buenos Aires, na vizinha Argentina.
Este post foi escrito a pedido de amigos e foi um prazer pesquisar o destino e relembrar este passeio. O Devaneios não existia quando fui passar um final-de-semana em Montevidéu (2009), por isso, as fotos aqui mostradas foram tiradas do meu acervo pessoal. Mesmo assim, é um lugar histórico, por isso estas lindas imagens estão preservadas da mesma forma até hoje.
Pelas ruas de Colonia do Sacramento
Contratamos o tour bate-e-volta de Montevidéu até Colonia com o auxílio da recepção do hotel em que estávamos hospedadas. Cedo, pela manhã, a van foi nos buscar. Arrecadamos companheiros de outros hotéis e seguimos viagem.
Colonia do Sacramento está localizada a praticamente 180 quilômetros de Montevidéu. É chão. Mas as estradas são tranquilas e, para que o trajeto não fique cansativo, há uma parada na Granja Arenas, que está igualzinha se comparando a quando fui. Ali funciona um museu com itens de coleção como uma quantidade enorme de lápis (esta foi para o Guiness Book), chaveiros, caixinhas de fósforo, frascos de perfume e por aí vai. O lugar é lindo e a melhor parte desta parada é a destinada à degustação dos magníficos queijos e doces uruguaios. E fotos.
Cenário da Granja Arenas e das estradas do Uruguai
* COLONIA DO SACRAMENTO
Ao chegar, fomos deixados bem próximo ao Bairro Histórico, o mais antigo e onde está concentrada a maioria das atrações de Colonia do Sacramento. Logo ao atravessar o Portão da Cidadela, existe um posto de informações ao turista. Ali, basta pegar um mapinha e se perder pelo bairro. Quem preferir, pode contratar os serviços de guia.
- O que ver em Colonia:
. Porta do Campo : é o portão que comentei logo acima. É um dos acessos ao bairro histórico de Colonia, que mostra parte da muralha construída pelos portugueses no século XVIII. Esta muralha foi restaurada com peças originais na década de 70.
Seja bem-vindo à Colonia - acesso ao bairro histórico
Cenário de um Patrimônio Histórico
. Calle de los suspiros : uma das ruas mais famosas. Pavimentada de pedras e com casinhas contrastantes, leva este nome devido a uma lenda popular de que este era o último setor percorrido por escravos antes da sua execução. Há, também, lendas que dizem que ali se praticasse prostituição. Realidades ou não, os dois casos justificam os ‘suspiros’.
Calle de los suspiros: a rua mais famosa de Colonia
. Plaza Mayor : uma das praças principais, cheia de barzinhos e restaurantes.
. Basílica del Santissimo Sacramento ou Iglesia Matriz : localizada ao lado da praça, na Rua Vasconcellos é a igreja mais antiga do Uruguai e foi restaurada por diversas vezes.
. Faro (farol) : data de 1857 e foi construído sobre as ruínas do Convento de San Francisco Javier. Possui 34 metros sobre o nível do mar e é aberto para visitação. São cerca de 120 degraus e oferece vista ao centro histórico e à orla do Mar del Plata.
. Rambla : passeio à beira do Mar del Plata que reúne muita gente no final da tarde para observar o pôr-do-sol.
Quem ficar em Colonia por mais tempo, pode visitar casas e museus que exibem peças da época colonial: Museu Municipal, Museu Naval, Museu Português, Museu do Azulejo, Museu Espanhol, são algumas opções e você compra um tíquete único para visitar todos os que quiser.
Ruínas encontradas pelas ruas
Para finalizar o passeio, retornamos até a van e seguimos pelo balneário Real de San Carlos, onde se tem avistam as praias do Rio del Plata. O símbolo desta região é a Plaza de Toros, ruínas de um estádio que deixou de funcionar em 1912 por decisão do governo. É um local bastante visitado, mas somente por fora, pois a construção encontra-se em mal estado de conservação.
Imagem de viajeauruguai.com
- Como chegar em Colonia:
Pela Rodovia 1 (Ruta 1): para quem segue da capital Montevidéu;
Pela Rodovia 21: para quem segue do litoral ou de alguma cidade da Argentina, depois de atravessar uma das pontes internacionais.
Para quem vem de Buenos Aires, deve cruzar o Rio da Prata de balsa. A empresa Buquebus é a mais tradicional. Tem um post detalhado no Viajante Solo sobre este trajeto aqui.
- Links úteis e fofos sobre Colonia:
Site geral: coloniadosacramento.com
. Os Brasileiros no Uruguai contam direitinho como reservar este passeio de bate-e-volta, que ainda segue em atividade. Saiba mais aqui
. Para dicas atualizadas e de onde comer ou se hospedar em Colonia, a Alexandra, do Café Viagem, contou como foi passar uma noite romântica por lá. Confere aqui.
. A Matraca também fez um post bem bacana, cheio de dicas e fotos de Colonia.
. E o Riq Freire, do Viaje na Viagem, compara Colonia à Paraty, no Rio de Janeiro. Veja mais aqui.
E você... conhece Colonia do Sacramento? Tem alguma dica?
Conte a sua experiência para nós !
-----------------------------------------------------------------------------------------------
Precisa de hotel em qualquer lugar? Acesse o Booking e faça a sua reserva com cancelamento grátis !
Precisando alugar um carro? A RentCars te ajuda a comparar valores e optar pela melhor opção.
Pague em Reais em até 12x e sem incidência de IOF.
ótima s fotos e naquele momento nem sabias o que fazer com elas....ótimo. Eu recomendo muito a experiência. Adoro este lugar !
ResponderExcluirDeu vontade de voltar lá! Amo o Uruguai!!! ;)
ExcluirQie legal! Adorei saber que dá pra fazer bate e volta a partir de Buenos Aires porque pretendo ir para lá neste ano!
ResponderExcluirSe programe, Ana, vale muito conhecer!!!
ExcluirQue bacana! Ainda não conhecemos nada do Uruguai e adorei as dicas. :)
ResponderExcluirSe vocês forem ao Uruguai, considere dar uma passada ou até ficar uma noite por Colonia! É muito fofa!
ExcluirFoi muito boa a dica do Buquebus, by the way, kkk... bj
ResponderExcluirGabi, tô louca pra conhecer Colônia del Sacramento, depois desse post então...
ResponderExcluirMais um destino para colocar na sua wish list, kkk... essa só cresce, não! kkk
ExcluirFui a Montevidéu, mas não consegui ir até Colônia. Já está em meu planejamento para quando voltar a Buenos Aires. Me apaixonei pelas fotos. Bjs
ResponderExcluirColônia do Sacramento é mesmo um lugar super fofo!
ResponderExcluir