Logo oficial
Já é tradição no Devaneios e não poderia ser diferente em 2015. Quem visita Porto Alegre, todos os anos, no período de 30 de outubro até 15 de novembro (ou em datas próximas) pode contemplar um dos mais bonitos eventos culturais da cidade: a Feira do Livro de Porto Alegre.
Que história te encanta ?
A linda Praça da Alfândega, localizada no Centro Histórico, ganha um colorido diferente. É quando as tradicionais bancas de artesanato são deslocadas e dão lugar às muitas bancas de livros, além de alguns outros espaços para atender às programações da Feira.
Imagem das bancas com cobertura para
não prejudicar a visitação em dias de chuva
A Feira do Livro de Porto Alegre é um espetáculo promovido pela Câmara Rio-Grandense do Livro (CRL) e acontece desde 1955, onde o primeiro slogan foi “se o povo não vem à livraria, vamos levar a livraria ao povo”. Desde então, foram movidos esforços em prol da popularização da leitura.
Nesse ano, o tema foi “Livros ajudam a pensar” e desejou provocar no público esta reflexão de que a leitura transmite conhecimento, além de ser fonte de inspiração. E uma das grandes inspirações para este tema, foi a histórica estátua ‘O Pensador’, de Rodin, onde um homem está sentado, meditando profundamente, apoiando sua cabeça em uma das mãos.
Corredores da área geral da Feira
Como patrono, a Feira do Livro de 2015 teve o poeta Dilan Camargo. Com 40 anos de dedicação à literatura e diversas obras publicadas, algumas vencedoras de prêmios, o escritor defende que a leitura deve ser estimulada, sobretudo, dentro de casa.
Diferentemente dos anos anteriores, trago para vocês a minha experiência deste ano na visitação à Feira e não, apenas, tive o intuito de divulgá-la. Perdoem-me por não ter conseguido postar a tempo. Aproveito o momento, também, para mostrar imagens da Praça da Alfândega, umas das mais bonitas do Centro Histórico de Porto Alegre.
No dia em que fui, havia chovido muito pela hora do almoço e, estima-se que o mal tempo tenha afastado os visitantes da Feira. Já era final de tarde e o movimento era bem baixo.
Pegada Africana, obra de Vinicius Vieira que integra o
O poeta Carlos Drummond de Andrade (em pé)
deveria estar lendo para Mário Quintana,
mas o livro foi furtado...
Como acontece em todos os anos, os organizadores da Feira do Livro de Porto Alegre dividem a praça em setores. As bancas de categoria geral, ficam dispostas por todos os corredores e as áreas internacional e infanto-juvenil possuem áreas demarcadas.
Área infanto-juvenil e a Secretaria da Fazenda do Estado
Alguns saldos infantis:
livros com preços especiais
Área Internacional e o Museu de Arte
do Estado do RS (MARGS)
Títulos em diversas línguas...
No centro da praça, ficam ambientes de convivência. A Praça de autógrafos costuma lotar durante a divulgação das obras. Ao lado deste espaço, está a loja da Feira, com camisetas, canecas e outros mimos do evento.
O miolo da Praça da Alfândega
Lembranças bem variadas
na loja da Feira
Logo ali, também está o estande do Grupo Zaffari para as apresentações da série ‘Concertos Comunitários', que ocorrem sempre às 18h e cujas apresentações costumam atrair um bom número de ouvintes.
Durante a apresentação de um quarteto de cordas
Incentivo à reciclagem !
E como forma de facilitar a vida dos visitantes, além dos tradicionais carrinhos de pipoca, há uma área de alimentação exclusivamente montada para a Feira.
O Beco dos Livros sempre marca à sua presença!
* INFORMAÇÕES:
Local: Praça da Alfândega – Centro Histórico
Período: 30 de Outubro – 15 de Novembro
Horários: Área infantil e juvenil: 9h30 às 21h
Áreas geral e internacional: 12h30 às 21h
Sábados: das 10h às 21h
Site oficial: www.feiradolivro-poa.com.br
* OUTRAS EDIÇÕES:
A minha aquisição deste ano
#feiradolivropoa
-----------------------------------------------------------------------------------------------
* * *
Precisa de hotel qualquer lugar? Acesse o Booking e faça a sua reserva!
O Devaneios é afiliado do site. Você não paga nada a mais por isso, mas contribui com o blog!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comentários são sempre bem-vindos!
Agradeço a visita!