Vocês já devem ter percebido que Gramado é um dos lugares que gosto muito de explorar. Em um final-de-semana, fica quase impossível visitar tudo o que há por ali e pela vizinha Canela. Já contei quais são os 5 principais e indispensáveis pontos turísticos (e gratuitos), indiquei roteiro de um dia para passear com as crianças e mostrei alguns dos principais museus de Gramado, entre outras atrações.
Agora, vou sair um pouco do eixo urbano para mostrar uma opção de passeio em meio à natureza que vale muito a visita: o Ecoparque Sperry.
Portão de entrada
Localizado a 8km de Gramado, ou 10km de Canela, o parque convida os visitantes a praticarem o ecoturismo e apreciarem a natureza em trilhas autoexplicativas de percursos relativamente fáceis e muito bem sinalizadas. Ao chegar, já damos de cara com um ambiente lindo e muito bem cuidado.
Logo na entrada, recebemos as boas vindas do Leandro Sperry, que contou a história do parque e nos incentivou a desbravar as trilhas e curtir cada mirante. O trajeto tem cerca de dois quilômetros e leva o tempo que você precisar. No nosso caso, levamos quase duas horas, pois paramos o tempo todo para fotografar e contemplar as paisagens. Siga o post que você irá entender...
Começamos a trilha, cruzamos pontes, observamos espécies de árvores e chegamos no primeiro mirante, com vista para a Cascata do Trombão, de 35m de queda em meio à mata. Já se foram minutos de paz e contemplação.
Cascata do Trombão
A trilha segue costeando um cânion de mata nativa até chegar na próxima atração: a Cachoeira Escondida. Aqui, para você ter a melhor visão, siga pela trilha secundária até a segunda queda. Serão 103 degraus em caminho de ida e volta, mas vale cada passo.
Na base da Cachoeira Escondida
Depois, voltamos para a trilha principal e seguimos até chegar a um descampado, com vista para o Vale do Quilombo e uma grande área de pomar um pouco mais adiante. É muita beleza e ar puro!
Placa interativa do Vale e outras sinalizações
Anexo ao pomar, uma pequena trilha se inicia e nos conduz a outro lindo cenário: a Cachoeira do Poço. De queda pequena, a água cai em um poço esverdeado e, junto com a natureza ao redor, forma uma paisagem deslumbrante!
Cachoeira do Poço
Ao final da Cachoeira do Poço, chegamos ao Mirante da Cachoeira da Usina e ao momento de tomar uma importante decisão no passeio: ir ou não até à sua base. Estávamos no final da trilha, há mais de uma hora, e teríamos 208 degraus pela frente. Respiramos fundo e seguimos adiante. Uau, decisão mais do que certa!
E aí, vai ou tá com medinho ???
Vai né...
Lindo grand finale, com direito a
arco íris na Cachoeira da Usina
Não é necessário guia nas trilhas. Sugiro usar roupa confortável, tênis, protetor solar, levar repelente, água e bastante bateria na câmera fotográfica. Se você tiver sorte, ainda pode cruzar com animais como coatis, tatus e bugios pelo caminho.
Dica Extra de Biela: infelizmente não pude desfrutar nessa vez, mas no Ecoparque Sperry está o Restaurante Bêrga Motta. Mais do que um restaurante é um recanto rústico e aconchegante para sair do convencional. O restaurante abre sábados, domingos e feriados a um custo único de R$ 55,00 (sem bebidas) e não aceita cartões.
O bolinho de arroz, banana e canela é uma delícia!
Foi oferecido pelo chef Guilherme Sperry
ao final do passeio!
Percebe-se que a Família Sperry cuida com muito carinho de tudo por lá.
Voltarei com certeza!
Ecoparque Sperry
Acesso pela Av. das Hortênsias, na esquina do Outler Sierra e Chocolate Prawer - siga as placas!
Abre de terças a domingos, das 9h às 17h
Restaurante Bêrga Motta
Abre sábados, domingos e feriados a um custo único de R$ 55,00 (sem bebidas) e não aceita cartões.
O Devaneios teve o apoio da Secretaria Municipal do Turismo de Gramado neste passeio.
As opiniões aqui expressas são particulares e independentes.
------------------------------------------------------------------------------------------------------------
* * *
Precisa de hotel em qualquer lugar? Acesse o Booking e faça a sua reserva
O Devaneios é afiliado do site. Você não paga nada a mais por isso, mas contribui com o blog!
Agradecemos a Gabi Pizzato pela visita ao Ecoparque Sperry e pelo excelente registro feito neste Blog! Desejamos a continuidade dessa trajetória de descoberta dos belos recantos deste mundo!!
ResponderExcluirAtt
Equipe do Ecoparque Sperry
Fico feliz que vocês tenham gostado e espero poder voltar em breve!
ExcluirSucesso ao parque e à família Sperry! Abraço a todos!
* Para saber mais e se manter atualizado, acessem http://www.ecoparquesperry.com.br/sperry/
E lindo mesmo e tem uma ótima energia! Quero voltar também para poder tomar um banho na cachoeira!!! Bjs
ResponderExcluirUau!!!
ResponderExcluirSempre novidades por aqui.
Já fui a Gramado duas vezes e não conhecia ainda este parque.
Fiquei morrendo de vontade agora.
É uma atração não tão divulgada, mas que merece divulgação!
ExcluirÉ super astral!!!
Legal Gabi! Vc mais uma vez trazendo atrações originais nessa região abarrotada de coisas pra fazer! rs Quero vc de guia por lá quando eu for!
ResponderExcluirVou adorar ir contigo!!! ;)
ExcluirAdorei o post, Gabi, eu preciso ir mais vezes pra Gramado, só fui 2 vezes e foi bate e volta... quero ir de novo, passar o fim de semana lá, conhecer um pouco melhor a regão. Achei esse parque lindo, fiquei com vontade de conhecer!
ResponderExcluirAi ai, vocês estão pertinho, precisam voltar mesmo! ;)
Excluir