Curitiba é conhecida como uma capital bastante arborizada. De fato, contribuem para esta fama os muitos parques e bosques que atraem curitibanos e turistas, especialmente, em dias de sol, pois o tempo na cidade é instável e pode chover a qualquer momento.
Dentre as várias opções, convido vocês a fazer esta Sexta Especial e conhecer o Bosque do Alemão, um dos mais populares e parada recomendada para quem estiver visitando Curitiba a bordo da Linha Turismo sem ou com crianças. Logo você saberá o por quê... Venha passear comigo!
. Bosque do Alemão
Em uma área verde de 38.000 metros quadrados, antes ocupada por uma chácara, o Bosque do Alemão foi inaugurado em 1996 em homenagem aos imigrantes alemães, que chegaram à Curitiba a partir de 1833.
Os principais atrativos do Bosque do Alemão estão o lazer, por si só, e a fotografia. Durante a minha visita, além de muitas selfies e fotos amadoras, encontrei muita gente fazendo ensaios mais profissionais.
. Oratório de Bach
Réplica de uma igreja presbiteriana de estilo neogótico, o prédio abriga uma sala para concertos e exposições com capacidade para até cem pessoas. Seu interior é bem simples e o seu nome é uma homenagem ao compositor alemão Johann Sebastian Bach.
Oratório de Bach e praça principal do Bosque do Alemão
O Oratório por outro ângulo
. Passarela e Deque panorâmico
Fazendo parte do cenário, um deque de madeira conduz até Torre dos Filósofos de 15m erguida em troncos de eucalipto. Vá até o final, que não é nada longe, e tenha uma linda vista de Curitiba. Descendo até a base, você será convidado a caminhar pelo bosque. Não pule esta parte, se entregue à nostalgia e divirta as crianças, se for o caso!
Um dos pontos mais fotografados do bosque
Mais ângulos
Vista de Curitiba - Daqui dá para se ter ideia do tamanho do bosque
Escadaria que dá acesso à trilha
. Trilha João e Maria
O Caminho dos Contos conduz os visitantes de uma ponta à outra do bosque, por isso, recomendo que o seu passeio comece a partir do Oratório. Durante o trajeto, o clássico João e Maria, dos irmãos Grimm, é contado através de pinturas em azulejos. Uma atividade lúdica e gostosa para famílias com crianças, propiciando o convívio com a natureza.
A cada estação, uma nova fase da história de João e Maria
Ao sair da casa atravessa-se uma ponte sobre um pequeno lago que rende algumas boas fotografias. Dali é só seguir mais um pouco pela trilha até acabar a história e chegar na Casa Milá.
Casa de Contos
Recanto surpresa em frente a Casa de Contos
. Casa Milá
É a réplica da fachada de uma casa de arquitetura alemã. Este é mais um ponto bastante fotografado em Curitiba. Neste ponto também há uma parada da Linha Turismo, caso você não queira caminhar até o Observatório.
Casa Milá... nem aqui os vândalos respeitam. Uma tristeza.
. Confeitaria alemã
Anexo ao Oratório, existe a Érika, uma confeitaria que vende produtos típicos alemães. Têm variedade de biscoitos e tortas. Posso recomendar, com propriedade, o apfelstrudel, tradicional torta de maçã. Uma delícia!
O delicioso apfelstrudel e outras opções da confeitaria alemã
. Dicas práticas:
Endereço: Rua Francisco Schaffer, s/n - Bairro Vista Alegre
Horário de funcionamento: todos os dias, das 8h às 18h
- Casa da Bruxa: todos os dias, das 9h às 17h
- Hora do Conto: finais de semana – 11h, 14h e 16h
Acesso gratuito
Não esqueça que nos bosques há mosquitos... leve repelente !
+ Curitiba e Paraná no Devaneios:
- Museu Oscar Niemeyer – o Museu do Olho
- Museu Egípcio e Rosacruz: múmias de Curitiba
- Museu Curitiba Antique Car
- Museu Egípcio e Rosacruz: múmias de Curitiba
- Museu Curitiba Antique Car
- Hard Rock Café (único no Brasil)
- Natal em Curitiba (Palácio Avenida)
- Morretes: mini guia
- Conheça Paranaguá
- Colônia Witmarsun
- Ecoturismo em Piraí do Sul
- Trilha do Pico Itapiroca (Pico Paraná)
- Natal em Curitiba (Palácio Avenida)
- Morretes: mini guia
- Conheça Paranaguá
- Colônia Witmarsun
- Ecoturismo em Piraí do Sul
- Trilha do Pico Itapiroca (Pico Paraná)
#DevaneiosemCuritiba
Use esta # e veja mais fotos nas redes sociais
-----------------------------------------------------------------------------------------------
Precisa de hotel em qualquer lugar? Acesse o Booking e faça a sua reserva com cancelamento grátis !
Precisando alugar um carro? A RentCars te ajuda a comparar valores e optar pela melhor opção.
Pague em Reais em até 12x e sem incidência de IOF.
Estive em Curitiba agora na Páscoa, mas não deu tempo de conhecer o Bosque Alemão!!! Ficou para a próxima viagem, mas com certeza vou querer visitar, parece ser super bonito (como quase tudo nessa cidade rs)
ResponderExcluirBeijos!
Clá | http://www.umagarotacarioca.com.br/
Eu amo a capital do meu estado e o Bosque do Alemão é um dos meus favoritos! Adorei o post, deu vontade de dar um pulinho lá para comer uns biscoitos da dona Erika, que sim são deliciosos. Beijinho
ResponderExcluirO bosque é delícia mesmo! bj
ExcluirGente, que strudel é esse???? #QUERO!!! tenho que voltar pra Curitiba mesmo, pq é muito parque e faltaram vários para conhecer, inclusive esse!!!
ResponderExcluirQue fooooofo esse lugar!!! <3 Estive a Curitiba há pouco tempo e não sabia dele!
ResponderExcluirE eu achando que em minhas duas viagens para Curitiba já havia conhecido tudo! Ah vá. Preciso voltar muitas e muitas vezes e aqui está recheado de dicas e lugares que preciso conhecer, inclusive esse Bosque lindo.
ResponderExcluirQue lugar fofinho! Não lembro desse lugar quando fiz o passeio na Linha de Turismo. Fica perto de qual outro lugar de parada? Lembro que fui no Bosque do Papa, Igreja Ucraniana, Ópera de Arame, dentre outros, menos nesse.
ResponderExcluirFica para a próxima ;)
Que gracinha esse lugar!
ResponderExcluirEu fui pra Curitiba e não conheci. Vou ter que voltar e ver esse lugar de fotos fofas.
Beijos