Quando defini a companhia aérea que me levaria até a Finlândia, idealizei para, além de estender a viagem até a França, ter alguns dias livres antes do meu compromisso no #HelsinkiSecret Residence. Foi assim que decidi atravessar o Golfo da Finlândia e conhecer Tallin, a linda capital medieval da Estônia. E a melhor forma de fazer esta travessia é de navio com a Tallink. Acompanha que você vai saber o por quê.
Tallin e Helsinki estão distantes a 80km e a travessia leva aproximadamente duas horas. O serviço é oferecido durante todo o ano, mesmo que o mar esteja congelado.
Quando falamos em travessia ou ferry boat, não temos ideia do que nos espera. A travessia é feita em um navio como se você estivesse em um cruzeiro. As duas horas passam voando, nem dá para sentir de tanta coisa que tem pra se fazer no navio.
Durante o percurso, pode-se transitar por quatro andares do navio. Há sinal de Wi-fi liberado e serviços de armários para alugar caso alguém queira guardar alguma bagagem.
No andar mais alto (9), fica a área externa, com dois espaços equipados com bancos e grama sintética – os Sun Decks. Também há um grande bar e ampla área livre para caminhar e curtir dias de clima agradável.
Logo abaixo, fica o andar onde estão as diversas opções de bares e restaurantes. Tem pizzaria, hamburgueria, Buffet reservado a interessados e um restaurante mais sofisticado, chamado de Fellini. Ali também tem uma área com brinquedos para crianças e uma sala com alguns games e máquinas de caça-níqueis. Exceto às áreas e restaurantes que sejam reservadas ou exclusivas para classes diferenciadas, todos podem transitar livremente pelo navio.
Neste mesmo andar (8) está a Classe Star Comfort, que fui convidada pela Tallink a desfrutar. Ela se diferencia da classe Star por ter um espaço reservado e mais confortável. Ali, pude deixar a minha mochila tranquilamente enquanto explorava o navio, além de fazer um lanchinho no buffet disponível para esta classe. Era oferecido para beber: café, chocolate, refrigerante, água, água saborizada com limão siciliano. Para comer: salada, salgadinhos, donuts, suspiros. Na ida foi bem bom, pois parti antes de começar o café da manhã do hotel em que estava hospedada em Helsinki. Já na volta, o trajeto era próximo ao horário do almoço.
Descendo mais um andar (7), chega-se às diversas cabines para os viajantes que quiserem mais privacidade. Consegui acessar uma delas para mostrar para vocês como elas podem ser, mas no trajeto que fiz (Helsinki – Tallin – Helsinki), as pessoas ficam por todos os lados, até dormindo no chão mesmo.
No último andar transitável (6), se concentra a maioria das atrações do navio. A principal delas, ao meu ver, é o Supermercado. É muito comum estonianos e finlandeses (e outros nórdicos) fazerem esta travessia, especialmente, para comprar bebidas alcoólicas, visto que os impostos em ambos os países são muito altos para estes itens. É o produto que mais se encontra variedade e quantidade, junto com opções de salgadinhos, chocolates, balas e outros itens diversos.
No navio também há uma compacta perfumaria, uma loja de vestuário e acessórios e o Business Lounge, outra área reservada, inclusive com salas para reuniões de negócios.
.Bares
Nas extremidades do navio existem dois distintos bares. Na proa - parte dianteira - está o grande Bar La Dolce Vita, que ocupa três andares do navio (6 a 8) e possui uma estrutura de anfiteatro, com espaço para shows e poltronas confortáveis. Não cheguei a pegar nenhuma programação, somente música ambiente nos dois trajetos.
Na popa – parte traseira – fica o Bar Da Vinci, um pouco menor, ocupando os andares 8 e 9. Achei este espaço bem aconchegante, com boa música ambiente.
.Como comprar a passagem:
A travessia entre Finlândia e Estônia se dá pela rota Helsinki – Tallin e é operada por três empresas. A Tallink Silja é a que possui mais horários disponíveis, pois são sete viagens por dia. As reservas podem ser feitas diretamente no site da empresa..
É recomendado chegar com mais de meia hora de antecedência ao porto, pois os portões fecham vinte minutos antes da partida. Para fazer o check in, basta procurar as máquinas de autoatendimento e digitar o sobrenome e código de reserva para obter o bilhete.
Importante cuidar qual é o porto de embarque, pois em Helsinki existem dois e eles não ficam tão perto um do outro. No meu caso, tanto embarque quanto desembarque se deram pelo West Harbor (Länsiterminaali), facilmente alcançado pela linha 9 do tram.
Em Tallin, é o Terminal D, distante a aproximados vinte minutos a pé da parte histórica da cidade.
.Sobre o Tallink Grupp
O Tallink Grupp é o líder Europeu em transporte de lazer ou negócios no Mar Báltico. São sete mil empregados em quase nove milhões de passageiros por ano. Sua frota é composta por 16 modernos navios, além de operar em cinco hotéis, transportar cargas e oferecer serviços de táxi em Tallin, ente outros.
Operam as marcas SILJA LINE, ligando as finlandesas Helsinki ou Turku até Estocolmo, na Suécia, ou a TALLINK, abrangendo área maior e interligando Finlândia e Estônia (Helsinki-Tallin), Estônia e Suécia (Tallin-Estocolmo) ou Letônia e Suécia (Riga-Estocolmo) e vice-e-versa em todos os trechos.
Esta viagem foi realizada a convite da Tallink Silja e a bordo do M/S Superstar.
E você ... já teve alguma experiência parecida ou utilizou uma forma diferente
para se deslocar entre dois países? Conta para nós!
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Parabéns pelo post Gabi!
ResponderExcluirBem prático e com informações preciosas pra quem quer planejar este roteiro.
Boa viagem pra vc... sempre!!
Obrigada! boas viagens para você também!!!
ExcluirFiz essa travessia em janeiro desse ano e pude entender porque esse navio também é conhecido como "quebra gelos". Estava, como se pode imaginar, muuuuuuito frio, e a água completamente congelada na chegada a Helsinki! FOi uma emoção ver o navio atravessando e cortando aquele gelo todo.
ResponderExcluirE realmente nem se sente a viagem, de tanta coisa que há para fazer no navio! Um passeio por si só!
Épocas inversas, né! Agora estou eu com vontade de voltar no inverno e você no verão!
ExcluirUau!
ResponderExcluirApaixonada por sua viagem a Helsinki.
Essa travessia sem dúvida deve ser um dos itens que não pode faltar no roteiro, né? E só 2 horas é bem tranquilo também. :)
Gostei do post, bem informativo e adorei a escolha. Parecia muito confortável. Abraços
ResponderExcluirObrigada! Realmente o navio é muito confortável e nem sentimos a viagem!
ExcluirGabiiiii, que chique esse navio!!! Bem que poderia demorar mais esse percurso, hein? Assim, poderia aproveitar mais o navio kkk
ResponderExcluirViu que máximo! Adorei a experiência...
ExcluirQuero muuuuito conhecer as 2 cidades! Nada melhor do que ainda passear num naviozão desses entre uma e outra! hehehe
ResponderExcluirAcrescenta na tua lista de desejos!!!! Eu quero voltar para os Bálticos também!
ExcluirBoa noite muito legal sua contribuição para esse povo que ama o MUNDÃO...rsrsrs
ResponderExcluirCostumo viajar de Motorhome na Europa...atravessei de Navio de Copenhague para Hamburgo e outra vez que estava na Irlanda de ônibus para a Liverpool Inglaterra em Navio....esse MUNDÃO é tudo de bom...estou planejando minha viagem para Russia copa do mundo...amo isso
Olá, Manoel!
ExcluirQue experiências incríveis você tem também. É viciante e apaixonante conhecer esse mundão! Obrigada pela visita e por compartilhar conosco as suas aventuras!
Gabriela, gostei bastante do post. Vou chegar a Helsinque de avião e imediatamente pegar o navio para Tallin (onde alugarei um carro e passearei pelos Países Bálticos, antes de voltar à capital da Finlândia, para, nesse momento, conhecer a cidade). Dessa forma, tenho três dúvidas: 1) há restrições quanto à bagagem? Há preço separado, ou mesmo a necessidade de alguma acomodação especial que não a passagem simples?; 2) sabe se é possível comprar ida pra um determinado dia e volta para 40 dias depois?; 3) é imprescindível se reservar antes ou se pode comprar na hora? Enfim, tudo isso é porque a travessia do Mar Báltico que farei não é apenas pelo passeio em si, pelas as várias atrações do navio, ou um "simples" bate e volta para Tallin, mas, sim, faz parte do caminho, com a mala de roupas com que chego do Brasil, seguindo diretamente do aeroporto de Helsinque para essa travessia. Desde já, muito obrigado.
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