No último final-de-semana, dias 17 a 19 de junho, tive a honra e o prazer de participar do Encontro de Blogueiros de Viagem em Belo Horizonte (BH). E para começar os trabalhos oficiais deste #EncontroBH2016, nos reunimos no Templo Cervejeiro da Cervejaria Backer para conhecer mais sobre os seus produtos e começar a explorar e experimentar bares e botecos de BH, algo que é muito tradicional na capital mineira.
Se perguntarmos para alguém qual é a bebida mineira que vem primeiro à mente, possivelmente ‘cachaça’ será a resposta. Pois saiba que o estado de Minas Gerais também se destaca pela qualidade das suas cervejas artesanais. E aí entra a Backer.
Entrada do Complexo Cervejeiro da Backer
A Backer foi criada em 1998 e teve origem na Cervejaria 3 Lobos, que era uma casa de shows muito famosa pelo seu chopp. A partir de então a Backer se aprimorou e lançou a primeira cerveja artesanal de Minas, aos pés da Serra do Curral. Hoje, cerca de 17 rótulos identificam os seus produtos e agradam os mais variados paladares.
Buscando inovar, há pouco mais de um ano, a Backer inaugurou o Pátio Cervejeiro, anexo à sua fábrica. O lugar conta com vários ambientes, finamente decorados, todos muito aconchegantes.
Para o nosso Encontro, foi reservada a varanda. Esta área é coberta, possui aquecedores (sim, pode fazer frio em BH!) e atendeu perfeitamente a nossa proposta, pois o espaço era reservado e pôde acomodar todos os blogueiros perfeitamente.
Além do Pátio Cervejeiro, onde se pode confraternizar, degustar e harmonizar as cervejas artesanais com diversas opções de petiscos e comidas no cardápio, a Backer também abre sua fábrica para visitas guiadas. Esta foi a primeira atividade gastro-etílica prevista para o final-de-semana.
.Visita
A visitação começou com uma apresentação sobre a história da Backer, seguida de uma bem humorada explicação sobre o processo produtivo da cerveja artesanal pela sommelier cervejeira Priscila Colares. Do ingrediente mais encontrado na cerveja até o de menor volume ou quantidade, passamos por água, malte, lúpulo e levedura e entre cada explicação pudemos ver e diferença entre os grãos, quando era o caso.
Conhecendo o processo produtivo da cerveja artenal - malte (esq.),
lúpulo (dir. acima) e levedura (dir. abaixo)
A seguir, nos dirigimos para a visitação em si na chamada Maternidade Cervejeira. Vimos desde os tanques de produção até o engarrafamento e rotulagem das cervejas. Por ter sido uma visitação em período excepcional, as máquinas estavam desligadas. A visitação normalmente acontece aos sábados, das 9h às 14h, com marcação prévia e o ingresso custa R$ 40,00. Porém, fomos convidados pela Backer que, gentilmente, nos recebeu na sexta-feira em caráter excepcional.
Então veio a melhor parte: a degustação. Uma régua com cinco tipos de cerveja foi disponibilizada para cada participante. Seguindo da cerveja mais clara até a mais escura, começamos com a Wheat Beer - Wheat, com toque refrescante de capim-limão. A segunda foi a Amber Lager - Capitão, depois a Blond Ale - Medieval, onde o teor alcoólico subia levemente.
As duas últimas cervejas seriam mais amargas, devido à presença de mais lúpulo, que é medido pela escala de amargor – IBU (International Bitterness Units). Eu gosto de cerveja e não sabia desta informação, achei bem interessante. Sem entrar em muitos detalhes, esta escala vai até 100 e a informação pode ser vista nos rótulos. Neste link, você poderá saber mais sobre isto.
Degustamos a Indian Pale Ale – IPA e a Imperial Porter – Bravo, de coloração bem escura é maturada em barris e possui toque de café e chocolate amargo. Como o nome sugere, é cerveja para os “fortes”. Para finalizar, o chopp – Medieval - é servido no copo que levamos de recordação, junto com o certificado que buscamos na loja de souvenirs da Backer.
.E para comer ?
Embora o variado cardápio possa não apresentar preços atrativos ao primeiro olhar, as porções são muito bem servidas. Escolhemos uma entrada de iscas de filé ao molho gorgonzola, acompanhada de pães e alho assado e tranquilamente satisfez três pessoas.
Cerveja vem, cerveja vai, deu vontade de comer um doce. Sem dúvida, fui direto no Creme Bruleé de Nutella. Demais de bom para encerrar este primeiro dia de Encontro!
Creme brulée de Nutella ... outra delícia !!!
Templo Cervejeiro Cervejaria Backer
Endereço: Rua Santa Rita, 220 – Bairro Olhos D’Água – BH
Visitas guiadas: sábados, das 9h às 14h, com marcação prévia
Ingresso da visita: R$ 40,00 – com direito à degustação, um copo e certificado
Site oficial: cervejariabacker.com.br
#DevaneiosemMinas #EncontroBH2016 #BlogTecando
veja mais fotos no Instagram com estas #
O #EncontroBH2016 aconteceu entre os dias 17 e 19 de junho de 2016. Foi organizado por Renata Campos do blog RêVivendo Viagens com participação de Camila Navarro (Viaggiando) e Helder Ribeiro e Lillian Brandão (Nerds Viajantes). Contou também com a parceria dos estabelecimentos Cervejaria Backer, A Pão de Queijaria, Bar do Antônio Pé de Cana, Almanaque Choperia, Muu Espetos, 222 Bar, Restaurante Maria das Tranças e Alessa Gelato. Além do apoio da Belotur e patrocínio da RentCars.
BLOGS PARTICIPANTES
Across the Universe ✷ Blog da Glacy ✷ Colecionando Imas ✷ Colecionando Viagens ✷ Com os pés no mundo ✷ Dentro do Mochilão ✷ Destino Provence ✷ Destinos por onde andei ✷ Devaneios de Biela ✷ Dicas e Roteiros de Viagens ✷ Eu sou à toa ✷ Mineiros na Estrada ✷ Mochilão Barato ✷ Mola Brasil ✷ My Destination Anywhere ✷ Nerds Viajantes ✷ Pra ver em Londres ✷ Próxima Parada Blog ✷ RêVivendo Viagens ✷ Tá indo pra onde? ✷ Tô Pensando em Viajar ✷ Turisteiro ✷ Viagens da Mochilinha Gaúcha ✷ Viaggiando ✷ Viajando com Bruno Sgromo ✷ Viaje com a Flora ✷ Vícios de Viagem ✷ Ziga da Zuca
-----------------------------------------------------------------------------------------------
* * *
Precisa de hotel em qualquer lugar? Acesse o Booking e faça a sua reserva !
O Devaneios é afiliado do site. Você não paga nada a mais por isso, mas contribui com o blog!
Noite gostosinha, Gabi. O Templo Cervejeiro é um charme, a comida deliciosa e, dizem, as cervejas são excepcionais. Amei reencontrar a turma toda num espaço tão aconchegante. BjO!
ResponderExcluirFoi bom demais, né! Bj
ExcluirPerfeito seu relato, Gabi. Gostoso recordada momentos tão bons. Abs
ResponderExcluirObrigada, Flora! Foi bom mesmo reencontrar o pessoal! bj
ExcluirFoi muito legal mesmo! Eu sou mineiro e não conhecia o local, mas gostei muito!
ResponderExcluirFoi um prazer te conhecer!
Parabéns pelo blog!
Você viu, muitas vezes não conhecemos cantos na nossa própria cidade. Este encontro veio a calhar! Foi um prazer te conhecer também! Ótimas parcerias! Bj
ExcluirMuito bom, Gabi!
ResponderExcluirAdorei conhecer você!
Obrigada, Gê!
ExcluirFoi um praze te conhecer tambem!
Foi a abertura perfeita para o nosso encontro, não foi? E rendeu fotos lindas! =)
ResponderExcluirEscolhido especialmente para o nosso brinde! Adorei!
ExcluirDelícia de lugar! Delícia de cervejas e delícia de comida!
ResponderExcluirE delícia maior ainda de Encontro! Já estou com saudades!
Bjos
Ótima escolha, Rê! Só temos a agradecer pelo carinho de tudo!
ExcluirQue venham os próximos! Bj
Ah, foi mesmo uma noite muito gostosa! Precisamos repetir esses encontros com mais frequência! ;)
ResponderExcluirÉ mesmo... não dá pra ficar tanto tempo sem ver essa turma!!! ;)
Excluir