Após explorar bastante Helsinki, separei um dia para conhecer outros lugares incomuns aos turistas que visitam este destino. Vendo fotos de moradores locais, descobri a existência da vila abandonada Kruunuvuori e instantaneamente me deu vontade de conhecer o lugar. Este era um dos objetivos sugeridos pelo Programa #HelsinkiSecret, e a experiência de viver como uma local em plena Finlândia foi muito gratificante.
Kruunuvuori, ou Crown Mountain, surgiu em meados de 1900, quando a área era composta apenas de campos e florestas. É um bosque montanhoso que costeia o Golfo da Finlândia, o que concede ao lugar uma linda vista. A área veio a ser comprada por um empresário alemão que pretendia transformá-la em um resort para que as classes mais altas e alemães “de bem” pudessem usufruir o espaço. É um lugar sossegado.
Está vendo o morro logo ali? A vila está escondida
sob as árvores e esta é a sua vista
Entretanto, após a Segunda Guerra, Kruunuvuori acabou nas mãos do Partido Comunista de Helsinki, assim, se tornando uma vila de descanso para os seus membros. Em 1955, a área foi adquirida por um empresário finlandês, que tinha como ideia urbanizá-la e torná-la residência de milhares de pessoas.
Tem de tudo pelo caminho...
Neste período, as casas ainda permaneceram com os seus donos e, embora se mantiveram do mesmo jeito por um tempo, a incerteza do futuro da vila fez com que a manutenção destas casas fosse deixada de lado. Então, o tempo foi tomando conta.
"Deixe a sua fé ser maior que os seus medos"
Dizem que questões legais e talvez também estruturais, pois o solo da região não seria muito favorável para sustentar construções seriam o motivo da desistência do projeto. Pode ser falatório, não encontrei nenhum material oficial sobre esta vila abandonada ou cidade fantasma, como também é conhecida. Mas ela está ali e, com certeza, esconde o seu passado que está sendo deteriorado por vento, água, neve e, possivelmente, vândalos.
Alguns interiores...
Hoje, finlandeses frequentam o local para fazer picnics, se refrescar no verão e observar o pôr-do-sol. Eu fui pela manhã, mas estando só acho que não encararia ficar até o anoitecer por lá. Junto com a curiosidade e oportunidade de se conhecer um lugar destes, há um pouco de misticismo e tensão no ar. Você se lembra do filme a Bruxa de Blair? Em um lugar vazio, qualquer zumbido de abelha ou barulho de um galho que caia dá um bom susto!
Distante a uns 45 minutos do centro de Helsinki, a melhor forma de se chegar até a Kruunuvuori é de metrô e ônibus. Primeiro, pegue o metrô até a estação de Herttoniemi e, ali mesmo, procure a plataforma do ônibus 88. Embarque e vá até a parada final, chamada Kaitalahti 2. Chegando lá é só seguir a rua por poucos minutos.
Procure pelo box 4
Eu devo ter ficado umas duas horas por lá, mas daria para ficar mais. Pesquisando os fatos para escrever este post, descobri a existência de outra casa mais conservada e com móveis dentro. A vila abandonada de Kruunuvuori é um lugar bastante usado para ensaios fotográficos. Em uma visita no estilo ‘viajante solo’, um bom tripé rendeu bons registros!
Mas... Fique atento !!!
É bom lembrar que para visitar lugares incomuns, qualquer que seja a sua característica, é extremamente importante que seja feita uma pesquisa antes. Se for seguro e se você estiver se sentindo desta forma, vá e se divirta! Não se arrisque à toa!
Conta para mim... você teria coragem de visitar este lugar ???
#DevaneiosemHel
veja mais fotos no Instagram com esta #
-----------------------------------------------------------------------------------------------
* * *
Precisa de hotel em qualquer lugar? Acesse o Booking e faça a sua reserva !
O Devaneios é afiliado do site. Você não paga nada a mais por isso, mas contribui com o blog!
Tenho coragem de sobra e amaria fotografar um lugar que, ao mesmo tempo em que está abandonado, guarda um tanto de quem ali viveu. Sabe de que filme lembrei? Tomates Verdes Fritos - cheguei a ouvir, ao longe, a música. Amei, querida! BjO!
ResponderExcluirLegal! Lugar bem diferente! Quero ver agora pronunciar esse nome aí... hahaha bjs
ResponderExcluirPior que acho que essa pronúncia não é difícil, kkk... bj
ExcluirUi, achei um pouco assustadora... e fico pensando no impacto ambiental de ter tantos aparelhos assim abandonados no solo...
ResponderExcluirÉ verdade, não tinha pensado nisso, ainda mais considerando a preocupação da Finlândia com estes assuntos...
ExcluirIndescritível! Amaria passar a tarde fotografando este lugar.
ResponderExcluirNão é?! Quando descobri que tinham outras casas e que o por do sol lá é um desbunde, também fiquei com vontade de voltar!
ExcluirNunca imaginei que fosse encontrar uma cidade assim na Finlândia. Me amarro nesse tipo de turismo :)
ResponderExcluirTambém gosto e procurar lugares diferentes! Que bom que não estou só! ;)
Excluir