Um amanhecer lindo de sol me fez sair para explorar Helsinki por outro ângulo. Desta vez, a bicicleta foi substituída por embarcações para cruzar as águas do Golfo da Finlândia e chegar aos destinos desejados para este bate-e-volta. No caminho para o famoso Forte de Suonmelinna, existe uma pequena ilha chamada Lonna. Apesar de carregar uma longa história, a ilha de Lonna só foi aberta para visitação a partir de maio de 2014, quando à sua estrutura foi reformada para tal.
Cheguei em Lonna e tive a ilha só para mim – e para os poucos trabalhadores que apareciam ao meu olhar de vez em quando – por toda àquela uma hora em que estive por lá. Só fiquei sabendo que o café da ilha só abriria às dez da manhã quando estava desembarcando. Fui mesmo assim, já que a ideia era curtir o visual e o sol.
Calmamente e munida com a minha câmera parti para dar a volta na ilha. Considerando paradas para buscar os melhores ângulos para fotografar, finalizei o percurso em, no máximo, uns vinte minutos. O lugar é muito tranquilo e só se ouve o barulho da água batendo nas pedras e o canto dos pássaros. Vez ou outra, passa uma embarcação e altera um pouco esta trilha sonora.
Os pássaros foram os meus maiores companheiros deste passeio. Eram muitos e eles me intimidaram por várias vezes. Jurei que me atacariam a qualquer momento, mesmo tendo feito a promessa de ter cuidado para não importuná-los. Afinal, eu era a estranha neste ninho.
Lonna teve seu papel na história da Finlândia. Esta pequena ilha já foi local de negociação entre Suécia e Rússia, isso por volta de 1800 e, posteriormente, virou local de produção de pólvora e armazenagem e limpeza de minas russas. Tempos depois da Segunda Guerra Mundial, Lonna passou a ser utilizada como centro de desmagnetização de navios, um processo de camuflagem das embarcações contra minas.
Os prédios de tijolo vermelho foram restaurados e existe um planejamento para que seja instalada na ilha uma sauna, algo muito popular na cultura finlandesa. Por hora, a estrutura consiste em um café e um restaurante para eventos.
Para chegar em Lonna, é preciso pegar o ferry da JT-Line na Market Square em direção ao Forte de Suonmelinna. Lonna será a primeira parada e a viagem dura menos do que quinze minutos. Os horários estarão afixados no mural em frente ao embarque ou podem ser vistos previamente no site da JT-Line.
Ponto de embarque e desembarque das embarcações, junto ao Market Square em Helsinki
Este passeio foi realizada a convite da Visit Helsinki e da JT-Line, como parte do projeto #HelsinkiSecret.
As opiniões expressas são isentas e baseiam-se na minha experiência particular.
As opiniões expressas são isentas e baseiam-se na minha experiência particular.
+ Helsinki no Devaneios:
#DevaneiosemHEL
Use esta # e veja mais fotos no Instagram
-----------------------------------------------------------------------------------------------
* * *
Precisa de hotel em qualquer lugar? Acesse o Booking e faça a sua reserva !
O Devaneios é afiliado do site. Você não paga nada a mais por isso, mas contribui com o blog!
Adorei a dica. Tenho muita vontade de conhecer a Finlândia. E me parece que esse céu azul foi o complemento perfeito para seu passeio não? Abracitos.
ResponderExcluirEsse céu lindo é paisagem de primavera, tá?! Se esfriar por lá, a coisa muda, rrrrr... bj
ExcluirNunca pensei em conhecer a Finlândia, até começares a postar dessa viagem espetacular. Em fase de encantamento... BjO!!!
ResponderExcluirE eu, depois que voltei, fiquei ainda com mais vontade de voltar no inverno! Amei! bj
ExcluirE a vontade de conhecer a Finlândia só aumenta!
ResponderExcluirMais uma para a imensa lista de desejos, né! ;)
ExcluirAdorei, adorei, adorei! Sabia que Helsinki entrou ainda mais para a minha lista depois da sua viagem?
ResponderExcluirCurtindo muito as dicas ;)
Fico feliz de também compartilhar com os teus possíveis destinos! ;)
ExcluirE pensar que se não fosse a viagem pra Itália eu poderia estar aí com vc... tsc, tsc, tsc...
ResponderExcluirPoderia mesmo! Ia pedalar muito comigo, kkk
ExcluirAh quero muito conhecer a Finlândia. Principalmente depois de ver alguns blogs falando de Helsinki. Deve ser frio e fantástico. Rs.
ResponderExcluirE te digo... todas as comidas de lá foram extremamente saborosas. Vocês iam amar! ;)
Excluir