Hoje é dia de Sexta Especial no Devaneios e o destino que eu trouxe está repleto de sentimentos bons e nostalgia. O Lago Negro de Gramado, praticamente, dispensa apresentações. Além de ser um dos principais cartões postais da Serra Gaúcha e famoso, também pelos seus pedalinhos, é um lugar que eu cresci por perto e sempre frequentei. Durante muitos finais de semana, minha família deixava Porto Alegre e subia a serra, como é costume de se dizer por lá. Agora que mudei do Rio Grande do Sul para Curitiba sinto muita falta destes passeios que ainda são feitos sem mim. Nessas horas, recorro a fotografias e recordações como esta.
O Lago Negro é um lugar indispensável para ser visitado e uma das atrações gratuitas de Gramado. Foi por causa de um incêndio na região que a sua vertente foi descoberta por Leopoldo Rosenfeld quando tentava conter o fogo. A partir daí, ele construiu o lago e ali plantou mudas de árvores vindas da Floresta Negra da Alemanha, região de onde veio à sua família. Eis a origem do nome Lago Negro.
A cor turva do lago reflete os seus pinheiros e dependendo da época, o lago ganha um colorido especial trazido pelo rosado das azaleias ou azuis das hortênsias. Os turistas vão ao delírio e eu também. É lindo demais!
Para dar a volta no lago, basta caminhar por somente 740 metros. E vale a pena ver o lago por todas as suas perspectivas e fazer os registros por vários ângulos. Nesta trilha, também existe um pequeno Santuário Nossa Senhora dos Milagres. Quando pequena eu ia lá e podia beber a água da sua fonte. Hoje não acho que seja muito recomendado.
Vale visitar o Lago Negro para relaxar. Em dias de sol, os gramados ficam cheios de grupos de amigos, famílias e casais apaixonados. É um ótimo lugar para tomar um bom chimarrão. Ou se preferir por um chocolate quente, você encontra no Parador do Lago Negro, onde também pode fazer um lanche. No entorno, também há bancas de artesanatos.
O bom e velho chimarrão... o chá que os gaúchos gostam!
Eu levo ele comigo para muitos lugares!
Estrutura do Parque Lago Negro
E os pedalinhos?
Levanta a mão quem nunca andou de pedalinho. Na minha última experiência, estávamos em família e com crianças. Alugamos três cisnes e fizemos uma corrida de pedalinho pelo Lago Negro. Foi super divertido. Porém... não sobraram fotos para contar a história, pois esta pessoa que vos escreve conseguiu formatar o cartão e perder todos os registros da nossa brincadeira. Acabei de me lembrar disso. Nunca me perdoei, nem as minhas irmãs.
Voltando aos pedalinhos, esta é uma atração paga. Existem os tradicionais cisnes (R$ 20,00 para duas pessoas) e as Caravelas e Cisnes maiores (R$ 30,00 para quatro pessoas). O passeio dura vinte minutos e é o suficiente para dar uma volta tranquila pelo lago, sem cansar as pernas!
Os pedalinhos do Lago Negro atraem muitos turistas
O Lago Negro está localizado a 3km do centro de Gramado, próximo ao Mini Mundo e ao Lago Joaquina Bier, onde acontece um dos grandes espetáculos do Natal Luz. Por ser um dos principais postos turísticos de Gramado, o Lago Negro é ponto de parada para quem estiver no Bustour ou em a bordo de outros city tours contratados.
Informações práticas:
Endereço: Rua A. J. Renner, Bairro Planalto - Gramado/RS
Horário: 24h e acesso gratuito ao parque
Pedalinhos: das 8h30min às 18h
Site oficial
No mapa, estão marcados a Rodoviária de Gramado, passando pelo Mini Mundo,
Lago Joaquina Bier e Lago Negro. A distância chega a 3km para quem quiser se
aventurar na caminhada.
Para se hospedar na Região, há o conceituado Hotel St Hubertus, encostado no Lago Negro, região tranquila e romântica. Próximo ao Lago Joaquina Bier, tem a rede Laghetto, com as opções do Premio e do Gramado e ao lado do mini mundo, está o premiado e fofo Hotel Ritta Höppner.
Veja mais de Gramado e Canela no Devaneios:
- 5 atrações de graça e indispensáveis em Gramado
- Bustour – a linha turismo entre Gramado e Canela
- Mini Mundo
- Museu de Cera
- Museu Harley Motor Show
- Museu Supercarros ou Carros Antigos
- Vale dos Dinossauros
- Ecoparque Sperry
- Le Jardin – Parque de Lavanda
- Natal Luz
- Espetáculo Korvatunturi
- Cascata do Caracol e Bondinhos Aéreos
- Alpenpark
#DevaneiosnaSerra_RS
Use essa # e veja mais fotos no Instagram
-----------------------------------------------------------------------------------------------
* * *
Precisa de hotel em qualquer lugar? Acesse o Booking e faça a sua reserva !
O Devaneios é afiliado do site. Você não paga nada a mais por isso, mas contribui com o blog!
Esse local é tão lindo!!!! Nunca andei de pedalinho, mas já penso para a próxima vez ;)
ResponderExcluirPosso ir e ficar só sentada por ali. Adoro! ;)
ExcluirSou gaúcha típica: já andei de pedalinho no Lago Negro!!! Super recomendo e desejo fazê-lo novamente em um dia lindo de verão, para ter as hortênsias floridas no entorno. Amei. BjO!!
ResponderExcluirPost com sabor de nostalgia, né ?! Bj
ExcluirVc sabe que estou louca pra conhecer Gramado e toda essa região né? Certeza que volto aqui pra pegar as dicas! Ai, que saudades de andar de pedalinho - já nem lembro mais quando foi a última vez!
ResponderExcluirVolta aqui, sim... têm várias dicas de lá para te ajudar!
ExcluirAcredita que já visitei Gramado 2x e não fiz o pedalinho no Lago Negro? :(
ResponderExcluirAcredito! Mas você conhece o Lago, né?!
ExcluirVisita clássica para quem vai até Gramado!
Eita, aceito o mate! Agora mesmo tomaria um nesse friozinho.
ResponderExcluirJá o pedalinho eu dispenso. Ahahahahahaah
Bora matear!!! ;)
ExcluirAmei seu blog! Minha primeira viagem sozinha (entre aspas, pq a gente só fica sozinha se quiser) para Recife e amei, depois me aventurei num mochilao por Espanha, Inglaterra e Suíça e ainda não sei explicar como é bom!!! Agora quero conhecer a serra gaúcha e sem dúvida me inspirarei em suas experiencias!
ResponderExcluirQue linda, obrigada! Pelo jeito você também está seguindo o caminho... nada impede de sairmos por aí, né! Desejo experiências maravilhosas a você! :)
Excluir