Um dos principais cartões de Paris, se não o mais bonito, é o Rio Sena. Às suas margens estão abrigados tantos monumentos históricos importantes que lhe renderam título de Patrimônio Mundial da UNESCO em 1991.
Nesta Sexta Especial do Devaneios convido vocês a passear por àquela que é conhecida por ser a ponte mais bonita de Paris: a Ponte Alexandre III.
São muitas as pontes que unem as margens do Rio Sena. Cada uma com sua beleza e particularidade, elas se destacam aos olhos de quem visita Paris especialmente, através de suas águas, no passeio de barco pelo Rio Sena, para observar o acender das luzes da cidade. Entre elas, está a Ponte Alexandre III.
A ponte Alexandre III faz parte do conjunto de obras construído para a Grande Exposição de 1900, um movimento cultural idealizado para comemorar os 100 anos da Revolução Francesa e que teve como símbolo nada menos que a espetacular e majestosa Torre Eiffel.
O seu nome homenageia o czar Alexandre III, como símbolo à amizade franco-russa. E esta amizade também está destacada em elementos que enfeitam esta que é a ponte mais cheia de detalhes de Paris.
As estátuas Ninfas do Sena representam a França e as Ninfas de Néva, a Rússia. A ponte também é iluminada por 32 candelabros de bronze.
Há uma característica especial na Ponte Alexandre III. No seu projeto continha a exigência de não obstruir as vistas para o Invalides, de um lado, e para Champs-Elysées, de outro. Isto resultou em uma ponte baixa e larga. São somente 6 metros de altura e 107,5 metros de largura.
Em suas extremidades, existem duas torres de cada lado. Cada uma foi criada por um artista diferente e elas representam os salões de artes, ciências, comércio e indústria.
Mas vale também descer as escadarias e ver os detalhes da Ponte Alexandre III visto de baixo para cima e contemplar diferentes belezas e perspectivas.
Embaixo da Ponte Alexandre III existe o bar, restaurante e club noturno Faust. Deve ser uma delícia participar e um happy hour no seu terraço, às margens do Sena. Pena que não tive esta oportunidade.
A Ponte Alexandre III é ponto turístico indispensável para ser visitado em Paris. Além dos milhares de cliques fotográficos por partes de seus visitantes, sua beleza é inspiradora para produções cinematográficas, como filmes de 007, o clássico Meia Noite em Paris (de Woody Allen) e o recente Como eu era antes de você. O vídeo clipe da música Someone Like You, de Adele, também foi todo gravado por lá.
Conheça também o Museu Jaquemart-André! Uma surpresa lindíssima e uma história de amor, pertinho do Arco do Triunfo!
#DevaneiosemParis
Use essa # e veja mais fotos no Instagram
-----------------------------------------------------------------------------------------------
* * *
Precisa de hotel em qualquer lugar?
Acesse o Booking e faça a sua reserva !
O Devaneios é afiliado do
site. Você não paga nada a mais por isso, mas contribui com o blog!
Que sonho! Não conheço Paris, mas morro de vontade. Certeza que vou incluir a ponte no roteiro o dia que for conhecer. Bjs
ResponderExcluirParis é um lugar para se voltar muitas vezes!!! Bj
ExcluirAcho essa ponte uma das mais belas do mundo. Mas não sabia de metade dessas informações. Muchas Gracias!
ResponderExcluirValeu ter ido a fundo nessa história, né! ;)
ExcluirA ponte é uma obra de arte e as Ninfas são belissimas. O conjunto escultório, na verdade, é impar. Também fiquei louca pela happy, mas deixei anotado para um retorno, pois curtimos tanto andar e andar que o tempo para sentar ficou reduzido. Amei. BjO!
ResponderExcluirEu também fiquei com vontade de sentar ali e esperar o dia se despedir... não deu daquela vez... bj
ExcluirAh, essa ponte! Maravilhosa! Lembro bem de ter ficado um tempão por aí só tirando fotos hehehe.
ResponderExcluirE olha que eu fiquei um tempo e faltou muita foto! ;)
ExcluirGabi, Gabi, Gabi! Esse post é tudo!!!
ResponderExcluirPara mim, é a ponte mais bonita de Paris e está entre as mais bonitas que vi na vida.
Parabéns pela postagem tão bem feita e cheia de informações.
Obrigada, Gabi! Estudar sobre ela deu vontade de voltar para lá mais uma vez! ;)
Excluir