Uma das formas de se conhecer melhor um destino é provando os seus sabores. Itália, França, Peru, Tailândia e até a América são exemplos de lugares que mexem com o paladar dos viajantes só de pensar em uma viagem. Mas e a Finlândia? O que será que se come por lá?
O Devaneios participa da Blogagem Coletiva sobre Viagens Gastronômicas. Convido vocês a conhecerem os sabores da Finlândia e se deliciarem em uma experiência gastronômica com pratos típicos finlandeses no Restaurante Savotta, localizado em Helsinki.
Ravintola Savotta
Fui convidada e recomendada pelo Visit Helsinki, através do programa #HelsinkiSecret a provar a típica culinária finlandesa em um dos seus restaurantes mais tradicionais: o Ravintola Savotta. Ravintola significa restaurante na língua local e é uma das poucas palavras que logo a gente decora. E não esquece.
O ambiente extremamente acolhedor remete aos tempos antigos e é inspirado nas florestas e lagos da Finlândia. A decoração é rústica e mostra itens e utensílios históricos, inclusive nos utilizados nas refeições, como também no peculiar figurino das atendentes. Permita-se caminhar pelas salas e conhecer mais desta cultura.
Por ser um restaurante bastante tradicional e muito procurado por turistas, reservar uma mesa é recomendado. Na hora marcada, estava lá pronta para me entregar às delícias da cozinha finlandesa.
Poderia ter ficado somente na entrada - Supreme Savotta. Era uma tábua com pequenas degustações do que a Finlândia tem de melhor, seja na terra ou no mar. Entre queijo, batata e peixe, salame de urso e carne de rena, tudo estava deliciosamente saboroso.
Seguindo as recomendações da simpática garçonete (Emma), escolhi a tradicional ovelha assada por dez horas, acompanhada com vegetais crus e batatas refogadas na mesma panela especial de madeira. Nessa hora, queria alguém para dividir tamanha delícia. Era carne desmanchando com o garfo!
Respirei fundo e segui para a última orgia gastronômica: a sobremesa. Procurei a opção mais adequada para o momento, já bastante satisfeita com o que tinha consumido até aqui. A ‘french toast’ finlandesa, com geleia de morango com whisky e o sorvete de baunilha deixaram a vida ainda mais doce. Bravamente, me entreguei! E para acompanhar, um bule de chá como cortesia da casa para fechar com chave de ouro esta experiência.
.Localização: Praça do Senado, quase em frente da Catedral ‘Branca’ de Helsinki
.Site oficial: ravintolasavotta.fi/en
Alimentação na Finlândia
A experiência no Savotta foi só um exemplo do que comer na Finlândia. O que surpreendeu enquanto estive por Helsinki, no mês de maio e quase primavera, foi que tudo o que eu consumi por lá era muito saboroso. Desde o simples waffle comprado na feira até as refeições mais elaboradas.
Há uma forte preocupação dos finlandeses por hábitos saudáveis. Possuem como lema: comer bem, sentir-se bem. Itens como pão de centeio, leite com baixo teor de gordura e queijos e variedades orgânicas estão no cardápio diário.
Peixes do Mar Báltico, como arenque e salmão, são consumidos com frequência. Carnes também são comuns; seja de gado, porco, alce ou rena. Cheguei a encontrar a exótica carne de urso em um dos mercados que visitei.
As florestas fornecem magníficas frutas vermelhas e silvestres, com destaque para mirtilo, amora, morango e framboesa. De se comprar em abundância nas feiras de rua.
Chocolates finlandeses? Procurem pela marca Karl Fazer e vocês entenderão o que eu falo. É um tipo de Kopenhagen finlandesa, com um pouco mais de abrangência.
E para finalizar, não posso deixar de falar sobre café. A Finlândia é a líder mundial no consumo do café e, parece-me, que há pesquisa que comprove isto e eu, com certeza, contribuí para que eles mantenham este título.
Café e torta de mirtilo do Regatta Café, meu preferido!
+ Finlândia no Devaneios:
- O que ver em Helsinki
- Devaneios no #HelsinkiSecret
- Fortaleza de Suonmelinna
- Cidade Fantasma – Kruunuvuori
- Ilha de Lonna (bate e volta)
- Radisson Blu Seaside - dica de hotel
#DevaneiosemHel #ViagensGastronomicas
Use estas #s e veja mais fotos no Instagram
Espero ter feito vocês salivarem com as delícias finlandesas. A seguir, convido-os a conhecerem outros destinos e experiências apetitosas, descritas pelos blogs participantes desta ação.
Foco no Mundo - 8 coisas que você precisa comer em uma viagem para a Europa
Destinos por onde andei - Eataly de Gênova, o Templo Gastronômico da Ligúria
Mineiros na Estrada - 11 comidas típicas para provar em Minas Gerais
Caixa de Viagens - Restaurantes imperdíveis em Vitória-ES
Família Viagem - 10 comidas típicas que você precisa experimentar nas suas viagens
Atravessar Fronteiras - Os deliciosos chocolates de Bariloche
Passeiorama - Rio de Janeiro: Delícias na Zona Sul da Cidade
O Melhor Mês do Ano - O que comer em Santiago?
Viajando em Família - Receitas para recordar
Do RS para o Mundo - Uma viagem pela culinária no RS
Trilhas e Cantos - Califórnia - um paraíso da Craft Beer
Turistando com a Lu - Gastronomia em Portugal: principais pratos e sobremesas
Tá indo pra onde? - A Rua do Porto em Piracicaba - SP
Cantinho de Ná - 10 restaurantes em Las Vegas para almoço e jantar
Viajonários - 5 delícias gastronômicas da Bélgica para incluir no roteiro
A Li na Alemanha e no Mundo - Conheça as comidas típicas da Alemanha que você precisa provar
Volto Logo - Top 10: Meus pratos favoritos na América Latina
Outro Blog - Restaurantes em Penedo: da truta ao chocolate | Itatiaia, RJ
Vamos Por aí - Tudo O Que Você Precisa Saber Sobre a Culinária Goiana
Viagem em Detalhes - Festival Food & Wine no Epcot em Orlando
VoupraRoma - Pizza de todo tipo em Roma
O Baú do Viajante - Viagem Gastronômica ao Nepal, 5 pratos para você experimentar
Ligado em Viagem - Como é almoçar no restaurante Zeughauskeller em Zurique na Suíça
Apure Guria - Comida de rua em Curitiba: feliz com deizão!
Tirando Férias - Gastronomia a bordo do MSC Splendida na travessia entre Brasil e Alemanha
Devaneios de Biela - O que comer na Finlândia - experiência gastronômica no restaurante Savotta
-----------------------------------------------------------------------------------------------
Booking.com
O Devaneios é afiliado do site. Você não paga nada a mais por isso, mas contribui com o blog!
Adorei as dicas e adorei a forma como os pratos são servidos! Que delicadeza aquele chá no final da refeição! Parabéns pelo post!
ResponderExcluirObrigada! Que bom que você gostou! ;)
ExcluirSe eu já morria de vontade de conhecer a Finlândia, agora pronto.. Haha. Essas frutas vermelhas parecem maravilhosas <3
ResponderExcluirE são mesmo! ;)
ExcluirCarne de rena já comi na Suécia, agora salame de urso é novidade!!! kkkk E pensar que poderia estar lá com vc... :( Será que 2017 é a minha vez? rs
ResponderExcluirTe dou o maior apoio, conta comigo, kkk
ExcluirAdorei... eu gosto muito de provar carnes exóticas. Agora... ovelha assada por 10 horas é pra acabar com tudo, hein? (só não deixa meus amigos vegetarianos verem isso!!kkkk)
ResponderExcluirLindo post, Gabi! Parabéns!
E tava boa demais! Obrigada pela visita! ;)
ExcluirA Finlândia ainda está na minha lista e eu adorei a sua dica! Vou procurar incluir no roteiro porque eu fiquei salivando com aquela tábua de entrada! Amei! :D
ResponderExcluirVale muito planejar esta viagem! Precisando de dicas, conta comigo! ;)
ExcluirQue incrível, dica anotadíssima!!
ResponderExcluirobrigada pela visita! ;)
ExcluirAdorei o post! Essas frutas vermelhas me encheram os olhos!!
ResponderExcluirObrigada pela visita, Gê! ;)
ExcluirCurto muito saber dos detalhes gastronômicos dos lugares, do que diferem ou se aproximam de nós, de como tudo se mistura um pouco, afinal. Imagino a delicia de uma carne de ovelha assada por tantas horas, pois já é tão macia. E o chá? Que combinação espetacular. Frutas vermelhas são sempre um colirio para os olhos e a razão de salivar, até por fotos. BjO!
ResponderExcluirOlá, Gabi! Super interessante o post, adoro conhecer novas cozinhas. Já provei a famosa carne de rena e a torta de mirtilo na Finlândia, ambos delícia. Mas a carne de urso... muito exótico, rs. Parabéns pela matéria! Abraços, Cristina.
ResponderExcluirMeu marido quer muito conhecer a Finlândia, dicas anotadas pra quando formos.
ResponderExcluirQuanta coisa diferente! Adorei conhecer um pouco da gastronomia da Finlândia. Ainda não conheço o país, mas as dicas estão anotadas para quando for. Parabéns pelo post!
ResponderExcluir