Eis um lugar gostoso de se visitar. Literalmente. Em qualquer lugar do mundo, os mercados reúnem gente, cheiros, cores, gostos e produtos dos mais variados tipos e espécies. Já mostrei experiências aqui no blog como no Mercadão de São Paulo e no Mercado de Paloquemao, em Bogotá. Agora chegou a vez de mostrar mais detalhes do Mercado Central de Belo Horizonte, um lugar muito querido pelos mineiros e por todos que o visitam. Um lugar que merece divulgação em uma Sexta Especial do Devaneios.
A necessidade de reunir os produtos destinados ao abastecimento de uma cidade em um só local foi o que deu origem ao chamado Mercado Municipal. Era 1929 e os feirantes se reuniram em um terreno descoberto exercendo intensas atividades até que o prefeito da época (já em 1964) resolveu vender o terreno. Para impedir esta venda, estes comerciantes se uniram em uma cooperativa e compraram o terreno, com a contrapartida de construir um galpão coberto. Caso contrário, perderiam o terreno.
Deu certo. São 14.000m² de área e mais de quatrocentas lojas, onde se encontra de tudo mesmo. Lugar certo para boas compras típicas mineiras de queijo, doce de leite e outros doces, peças de artesanato, cereais, flores, cachaça e muita comida mineira, seja para comer ou para cozinhar em casa.
Tem de tudo: frutas exóticas, especiarias...
... legumes e vegetais frescos...
... e muito, muito mais !
Minha primeira visita tinha sido rápida, mas consegui caminhar um tanto pelos corredores e sentir a atmosfera do lugar. Amo Mercados, posso ficar horas em cada um deles.
Nesta última vez, foi possível captar o Mercado Central como um lugar de tradição dos mineiros. Junto com amigas blogueiras que estavam no mesmo encontro, abdicamos do ótimo café da manhã do Hotel Promenade Toscanini e fomos fazer um programa típico mineiro: tomar café e comer broa de queijo no balcão do tradicional Café Dois Irmãos. E foi lotando em pleno domingo de manhã. O café e o Mercado.
O passeio nos permitiu sair de lá com várias sacolas. A melhor lembrança para se trazer de Minas são as suas delícias. Para degustar e permanecer na memória.
Queijos e mais queijos
Doces para todos os gostos
Boas cachaças, aos que as apreciam !
Informações práticas
Endereço: Avenida Augusto de Lima, 744 – Centro
Horário de funcionamento: seg-sáb das 7h às 18h – domingos e feriados, das 7h às 13h
Aceita cartões de crédito e tem acessibilidade
Como diferencial, há um posto de informações turísticas para auxiliar o visitante, com a possibilidade de se fazer uma visita guiada, com guias bilíngues. Se interessar, é recomendado entrar em contato com a organização por mercadocentral.info@gmail.com ou pelo telefone (31) 3277.4691.
Placa comemorativa dos 50 anos do Mercado,
comemorados em 1979
+ Minas Gerais no Devaneios :
. Como ir do aeroporto de Confins ao centro de BH
. 3 dias em BH – dicas de onde ir, comer e beber
. Cervejaria Backer - BH
. SambaRooms Hostel – BH
. Estrada Real – Maria Fumaça de São João del Rei a Tiradentes
. O que ver em São João del Rei (SJDR)
. Pousada Paço do Lavradio - SJDR
#DevaneiosemMinas
Use essa # e veja mais fotos no Instagram
-----------------------------------------------------------------------------------------------
* * *
Booking.com
O Devaneios é afiliado do site. Você não paga nada a mais por isso, mas contribui com o blog!
Esse dia foi ótimo né Gabi??? Adorei voltar no mercado depois de tanto tempo. É realmente imperdível!
ResponderExcluirFoi bom demais, mesmo!!!!
ExcluirTá aí um programa que curto: visitar mercados!
ResponderExcluirO de "Bêagá" é muito legal; cheio de coisas gostosas =)
Adorei o post e fiquei com o estômago roncando!
Eu também, só de escrever e editar as fotos!!! ;)
ExcluirEu simplesmente adoro visitar mercados. Não adiante, tenho a sensação de que toda a "cultura" dos lugares se encontram nestes mercados. Adorei o post.
ResponderExcluirBem por aí!!! bj
Excluir