Já pensou em morar em um Mercado Municipal? Cada um com a sua característica e peculiaridade, o famoso Mercadão de São Paulo, o querido Mercado Central de BH e o frutífero colombiano Mercado de Paloquemao, em Bogotá já foram explorados e mostrados por aqui. Hoje é sexta feira e dia de trazer mais um lugar especial no Devaneios. O holandês Mercado de Rotterdam – Markthal é o mais diferente de todos os que já foram visitados. Confira!
Basta sair da estação central, olhar para trás e ver o seu design, que já percebemos que estamos em uma Holanda diferente. Assim é Rotterdam (ou Roterdã). A arquitetura tradicional de Amsterdam fica para trás e dá lugar a arranha-céus modernos e outras construções cheias de conceito. Pois entre estas modernidades está o Mercado de Rotterdam – Markthal.
Localizado em um dos pontos de maior concentração de pedestres, lojas e atrações de Rotterdam, ao lado da estação Blaak, está a grande construção em formato de ferradura já está ao alcance em um ambiente misto de prédios em diversos formatos e épocas. São poucos minutos de caminhada. Fazer uma volta de 360 graus chega a chocar os olhos de tanto design que se vê por ali!
A construção levou cinco anos para ficar pronta e a inauguração ocorreu em outubro de 2014. É o primeiro mercado coberto da Holanda e vale muito ser visitado.
Ao entrar no mercado, olhe para cima! Aliás... olhe para todos os lados... Um colorido painel de 11 mil metros quadrados reveste o teto côncavo, interior do arco. A criação ‘Horn of Plenty’ pertence aos artistas holandeses Arno Coenen e Iris Roskam. A obra é tão superlativa em formas, cores e subjetividade, que é chamada de ‘Capela Sistina’ de Rotterdam. São frutas, flores, vegetais que parecem saltar ao nosso encontro como nas experiências em terceira dimensão.
Embora os preços dos produtos comercializados no mercado de Rotterdam possam não ser muito atrativos aos olhos de quem tem o ‘Real’ como moeda, é possível de se encontrar algumas iguarias de valores interessantes. São produtos de consumo diário até os mais especiais, distribuídos em 96 bancas e outras 20 lojas e restaurantes, a maioria no térreo. O Markthal é um local de encontros e um convite à degustação.
Um fato curioso é que, durante a escavação e construção, foram encontrados diversos objetos da época medieval, tais como vasos, ferramentas e até balas de canhão. Estes itens estão dispostos pelas escadarias e estacionamento do mercado. Outra curiosidade, é que os produtos são descarregados em seu subsolo. Desta forma, o acesso e trânsito no entorno não ficam prejudicados.
E não é só isso. Além da relação com a comida, no Markthal existem mais de 200 apartamentos e as janelas são reforçadas para que os odores dos restaurantes não invadam as residências. Já pensaram em morar em um mercado destes? Acho que eu cogitaria nesta ideia!
Informações práticas - Markthal
Endereço: Esquina entre Binnenrotte e Blaak, ou ao lado da Estação Blaak (Metrô)
Horário: Para as barracas: segunda até sábado – das 10h às 20h e domingo, das 12h às 18h
Site oficial: markthal.nl/en
... O que comer no Mercado de Rotterdam? Veja dicas da Bailandesa !
... O que ver no entorno? Dá uma olhada no mapa, certa de que teremos que falar mais sobre isso, e divirta-se!
O Markthal é a gotinha verde no meio do mapa. As distâncias entre estas atrações são perfeitamente atingidas a pé. Clicando em cada ícone você saberá o que é, mas eu destaco o ícone da cama, que é onde estão as famosas Casas Cubo e logo atrás delas, uma região com vários bares.
+ Holanda no Devaneios...
#DevaneiosnaHolanda
Use esta # e veja mais fotos no Instagram
-----------------------------------------------------------------------------------------------
Precisa de hotel em qualquer lugar? Acesse o Booking e faça a sua reserva com cancelamento grátis !
Precisando alugar um carro? A RentCars te ajuda a comparar valores e optar pela melhor opção.
Pague em Reais em até 12x e sem incidência de IOF.
Este prédio e realmente muito imponente! Pode ser visto de bem longe e chama a atenção! Mais um dos encantos de Rotterdam!
ResponderExcluirRotterdam me surpreendeu bastante positivamente!!! ;)
ExcluirUau! Que mercado lindo! Chocante o painel, fiquei morrendo de vontade de conhecer. Lindas imagens.
ResponderExcluirÉ lindão e muito diferente mesmo! Vale ir! ;)
ExcluirPrimeira coisa que busco em uma cidade é o mercado municipal. Esse ai realmente é fantástico!
ResponderExcluirBom post e ótimas fotos!
Também sou dessas, Lucas! Adoro e a gente aprende muito nestes lugares!
ExcluirObrigada pela visita! ;)
Adoro visitar esses mercados com produtos típicos. Ainda não conheço Rotterdam mas anotei as dicas para quando for. Ótimo post!
ResponderExcluirQue legal! Nunca soube que existia um mercado municipal com apartamentos? O mais próximo que fiquei disso foi em um hotel anexado ao mercado do Porto em Portugal. Amei esse mercado e fiquei morrendo de vontade de conhecer e comer as delícias :-)
ResponderExcluirVoltei de lá encantada!!! ;)
ExcluirAMEI o post. Que painel maravilhoso. Fiquei com água na boca
ResponderExcluirObrigada!
ExcluirQue sensacional esse mercado!
ResponderExcluirAdorei o post ! Adoro visitar esses mercados quando viajo, adorei a dica ! E este é bem bonito, painel lindo ! ;)
ResponderExcluir