O Jardim Botânico está para Curitiba, assim como Curitiba está para o seu Jardim Botânico. Por mais comum que seja, é impossível não mencionar que o Jardim Botânico é uma das principais atrações da capital paranaense. Com certeza, é um passeio indispensável para quem visita a cidade e é a atração que o Devaneios traz para começar o projeto #MoradorTurista.
Inaugurado em 1991, o Jardim Botânico encanta a todos. Turistas lotam, principalmente, o caminho que conduz ao “palácio de cristal” e que está quase sempre florido, muito colorido e encantador. Já os curitibanos frequentam o parque para se exercitar, passear e curtir uma sombra, quando o tempo instável da cidade permite. O espaço também é muito utilizado para books fotográficos e não é incomum ver alguma noiva, grávida ou bebê posando para a câmera!
O destaque e atração principal do Jardim Botânico de Curitiba, sem dúvida, é a Estufa Principal. Construída em ferro e vidro, no estilo art noveau, foi inspirada no Palácio de Cristal de Londres, idealizado especialmente para abrigar a exposição de 1851 e que hoje não existe mais por conta de um incêndio.
Seu interior está destinado a abrigar plantas nativas da Floresta Amazônica. Há uma pequena cascata e a estátua em homenagem ao Dia Mundial do Habitat, celebrado em 02 de Outubro de 1995 em Curitiba, por escolha da ONU. Do seu andar superior é possível de se ter a vista mais bela dos tapetes floridos e dos Jardins Franceses que estão à sua volta.
Uma das vistas mais bonitas e disputada dos jardins
Estátua (cópia) Amor Materno, do artista polonês João Zaco Paraná
Logo ao lado, está o Jardim das Plantas Nativas, onde estão reunidas plantas que podem ser normalmente encontradas em parques e jardins comuns de Curitiba.
Jardim de Plantas Nativas e algumas de suas amostras
De terças a domingos, os visitantes podem conhecer um espaço que eu considero muito especial no Jardim Botânico: o Jardim das Sensações. É um espaço delimitado por cerca viva, que convida os visitantes a brincar com os seus sentidos, tocando nas plantas e sentindo seus formatos, suas texturas e seus aromas. Neste espaço, estão expostas ervas, temperos e outras plantas, além de ser um lindo cenário para fotografias.
Seguindo o percurso sugerido pelo Jardim Botânico, se chega a um dos lagos existentes no parque. Percorra a ponte rústica e chegue ao Salão de Exposições ou, simplesmente, descanse à sombra e observe as inúmeras carpas e tartarugas no lago.
A partir dali, o visitante tem contato com outras espécies da Floresta Atlântica, com destaque para palmeiras brasileiras. Os espaços e gramados são de livre acesso.
O Jardim Botânico no inverno
Quem for ao Jardim Botânico no inverno (mês de julho), talvez não encontre os tapetes floridos, mas terá a oportunidade de ver as cerejeiras repletas de flores cor-de-rosa. Elas estão dispostas logo que se passa o acesso principal.
Informações práticas:
Endereço: Rua Eng°. Ostoja Roguski, s/n°. - Jardim Botânico
Horário de funcionamento: das 06h da manhã às 19h30 ou 20h (no horário de verão)
Serviços: banheiro público, sinal de Wifi, acessibilidade, bar, lojinha
... O Jardim Botânico é uma das principais paradas para quem estiver conhecendo Curitiba através da sua Linha Turismo.
Como ir de ônibus comum: Pelos expressos Centenário/Campo Comprido e Centenário/Rui Barbosa - descer na estação tubo ao lado do Botânico. Pela s linhas Cabral/Portão e Alcides Munhoz (ponto Al.Dr.Muricy) - descer em frente ao Jardim Botânico.
... Curiosidade: o nome oficial do jardim é Jardim Botânico Francisca Maria Garfunkel Rischbieter, em homenagem a uma das pioneiras no trabalho do planejamento urbano de Curitiba.
... Acompanhe a hashtag #MoradorTurista pelas principais redes sociais e descubra novos lugares divulgados pelos membros da Rede Brasileira de Blogueiros de Viagem – RBBV. Conheça o projeto.
+ Curitiba e Paraná no Devaneios:
- Museu Oscar Niemeyer – o Museu do Olho
- Museu Egípcio e Rosacruz: múmias de Curitiba
- Museu Curitiba Antique Car
- Museu Egípcio e Rosacruz: múmias de Curitiba
- Museu Curitiba Antique Car
- Hard Rock Café (único no Brasil)
- Natal em Curitiba (Palácio Avenida)
- Morretes: mini guia
- Conheça Paranaguá
- Colônia Witmarsun
- Ecoturismo em Piraí do Sul
- Trilha do Pico Itapiroca (Pico Paraná)
- Natal em Curitiba (Palácio Avenida)
- Morretes: mini guia
- Conheça Paranaguá
- Colônia Witmarsun
- Ecoturismo em Piraí do Sul
- Trilha do Pico Itapiroca (Pico Paraná)
#DevaneiosemCuritiba
Use esta # e veja mais fotos nas redes sociais
-----------------------------------------------------------------------------------------------
Precisa de hotel em qualquer lugar? Acesse o Booking e faça a sua reserva com cancelamento grátis !
Precisando alugar um carro? A RentCars te ajuda a comparar valores e optar pela melhor opção.
Pague em Reais em até 12x e sem incidência de IOF.
Adorei o post! Linda Curitiba :)
ResponderExcluirLindo né? Claro que passei por aí qnd fui em 2015 e fui no fim da tarde pra poder ver tanto o JB de dia, como de noite!
ResponderExcluirÉ lindo demais e visita obrigatória para todos moradores e visitantes da cidade.
ResponderExcluirImpossível pensar em Curitiba e nua lembrar do jardim Botânico.
beijos, Fran
Esse passeio é mesmo indispensável! Eu adoro o parque do jardim botânico, uma ótima pedida para lagartear no gramado nos dias de sol ❤️
ResponderExcluir