Toda cidade guarda suas histórias e seus tesouros e o Arquivo Público do Rio Grande do Sul, literalmente, guarda os dois. Para comemorar o aniversário de 245 anos de Porto Alegre, trago registros deste lindo e escondido cenário da capital gaúcha.
Arquivo Público do Rio Grande do Sul
O Arquivo Público do Estado do Rio Grande do Sul foi criado em 8 de Março de 1906 pelo então governador Borges de Medeiros com o objetivo de adquirir e conservar, todos os documentos referentes à legislação, administração, história, geografia, artes e indústrias do Estado.
Entre diversas alterações de locais e com o aumento substancial de seus documentos, foi necessário construir um prédio exclusivo para o Arquivo. Esta edificação foi projetada pelo francês Maurício Grás e é um lindo segredo guardado abaixo da Assembleia Legislativa e ao lado do Teatro São Pedro, no coração de Porto Alegre e, para mim, na praça mais linda da cidade; a Praça da Matriz.
Sete anos mais tarde, em 1919, foi inaugurado o Prédio II, anexo e com as mesmas características estruturais, pensadas especialmente no abrigo e conservação dos documentos. As paredes são espessas, o piso vazado e as estantes de ferro cobertas com cimento e com escadas que deslizam e facilitam o alcance dos documentos. Todas estas características mantém a temperatura ambiente e contribuem para a prevenção de incêndios.
O Prédio III, que compõe o conjunto, é por onde se dá o acesso ao Arquivo e onde funciona a administração e as três unidades foram tombadas pelo tombadas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado (IPHAE) em 1991.
Apaixonada por janelas, portas e portões que sou, fui chamada à atenção pelo Prédio I, especialmente, sempre que passei por ele nos anos trabalhando no Centro da Cidade. Foi através de um projeto oferecido pela Prefeitura Municipal – O Viva o Centro a Pé, que pude visitar estas lindas edificações, acompanhada da minha amiga e blogueira Paula. Infelizmente, desconheço a continuidade do projeto neste ano.
Escolhi o Arquivo Público do RS como homenagem ao aniversário de Porto Alegre, comemorado neste 26 de Março. Minha cidade natal querida e amada, que mesmo estar longe de mim e passar por uma situação delicada, não sai do meu coração e merece ser lembrada pelas suas belezas.
Espero que tenham gostado de mais esta beleza escondida em Porto Alegre !
Informações práticas
Endereço: Rua Riachuelo, 1031, Centro – Porto Alegre/RS
Visitas guiadas: Segundas-feiras às 14h30 ou sextas-feiras às 10h (duração de 1h30)
Agendamento: informações no site oficial
+ Porto Alegre no Devaneios :
#DevaneiosemPoa
Use essa # e veja mais fotos no
Instagram
-----------------------------------------------------------------------------------------------
Precisa de hotel em qualquer lugar? Acesse o Booking e faça a sua reserva com cancelamento grátis !
Precisando alugar um carro? A RentCars te ajuda a comparar valores e optar pela melhor opção.
Pague em Reais em até 12x e sem incidência de IOF.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comentários são sempre bem-vindos!
Agradeço a visita!