Para o aniversário de Porto Alegre, comemorado no último dia 26 de Março, escolhi um lugar pouco comumente visitado por ela para divulgar a vocês.
Hoje, Curitiba comemora os seus 324 anos e sigo à mesma ideia para homenageá-la em seu aniversário. Vocês sabiam que além da Mesquita de Foz do Iguaçu também existe uma Mesquita na capital paranaense?
Conheçam a Mesquita de Curitiba
Um fato incomum para o islamismo mundial é que a Mesquita de Curitiba é frequentada pelas duas doutrinas rivais: a xiita e a sunita. Porém, libaneses, recém chegados na época em Curitiba, se uniram para preservar sua cultura através da religião. E a construção da Mesquita surgiu por essa necessidade, fazendo com que eles tivessem um lugar para orar.
Para estes imigrantes e para contextualizar, independente dos sunitas defenderem que Maomé não deixou um sucessor e o herdeiro deveria ser escolhido entre os muçulmanos e os xiitas acreditarem que o seu lugar pertenceria à Ali, seu primo e genro, o motivo de todos estarem ali é a união pela mesma religião. Extraem-se questões políticas e nem eu poderia argumentar sobre elas. Fato é que não existem muitos lugares assim no mundo.
O projeto foi idealizado por Kamal David Curi, um cristão de origem árabe, e a obra durou cerca de dois anos. O prédio se destaca em meio a outras construções e templos de outras crenças em pleno no Centro Histórico de Curitiba.
Uma linda mesquita azul, com duas torres imensas, chamadas de minaretes e que simbolizam a convocação dos fiéis à oração. No seu centro, uma enorme cúpula redonda, funciona como caixa acústica para a melhor propagação do som.
Esse conjunto de torres e cúpula salta aos olhos à medida que se caminha pela rua e faz crescer a curiosidade de saber o que elas protegem. Ao chegar em frente à Mesquita de Curitiba percebe-se à magnitude dos seus detalhes.
São pilares e arcos em forma de ferradura, elementos tradicionais da arquitetura islâmica, repletos de escritas e desenhos em mosaicos e azulejos.
O seu interior é forrado com tapetes persa e também apresenta muitos detalhes. Há uma prateleira com vários volumes do Alcorão, em diversas línguas, e objetos de devoção, como terços e algumas unidades de taqiyah, o chapéu usado pelos homens, bem como imagens de Meca, a cidade mais sagrada para os muçulmanos.
A parte interna da abóboda é decorada com trechos do alcorão, em árabe e português, e arabescos com muitas curvas e flores. Um templo de oração e paz, pelo menos foi a energia sentida por lá.
Detalhes do teto e foto parcial de Meca
Sobre o islamismo em Curitiba e no Paraná...
Diz-se que a comunidade islâmica de Curitiba é uma das mais antigas do sul do Brasil, com origem na chegada de libaneses, que não abandonaram a religião. Em 1957, foi inaugurada a Sociedade Beneficente Muçulmana do Paraná, localizada junto à Mesquita de Curitiba e, pouco depois, a Escola Libanesa, em Foz do Iguaçu, outro grande centro islâmico do Estado.
Informações práticas:
Endereço: Rua Dr. Kellers, 383, Bairro São Francisco.
Cultos: sextas-feiras, das 12:30 às 13:30
Visitação: Domingos, das 10:30 às 15:30
Observação: Para entrar na Mesquita é necessário que todos tirem os sapatos e os deixem nos lugares reservados ao lado da porta. Para as mulheres, ainda é exigido cobrir a cabeça o hijab (véu), mas pode se pegar um lenço emprestado por ali mesmo.
O mapa acima dá uma boa noção de todas as atrações do Centro Histórico de Curitiba.
A Praça Tiradentes é onde está a Catedral e onde inicia a Linha Turismo. A Feira do Largo da Ordem segue pelo relógio das Flores e passa pelo Museu Paranaense e Mesquita de Curitiba. Tente ir no domingo!
Dica de Biela... visitar a Mesquita é uma atividade perfeita para que vai à Feira do Largo da Ordem, outra atração de Curitiba que só acontece aos domingos.
Se estiver na Linha Turismo, desça na parada do Centro Histórico, também próximo à Praça Tiradentes, ponto inicial do roteiro.
.Fontes de pesquisa: Islamismobr, Curitibasites e Jornal Gazeta do Povo
+ Curitiba e Paraná no Devaneios:
- Museu Oscar Niemeyer – o Museu do Olho
- Museu Egípcio e Rosacruz: múmias de Curitiba
- Museu Curitiba Antique Car
- Museu Egípcio e Rosacruz: múmias de Curitiba
- Museu Curitiba Antique Car
- Hard Rock Café (único no Brasil)
- Natal em Curitiba (Palácio Avenida)
- Morretes: mini guia
- Conheça Paranaguá
- Colônia Witmarsun
- Ecoturismo em Piraí do Sul
- Trilha do Pico Itapiroca (Pico Paraná)
- Natal em Curitiba (Palácio Avenida)
- Morretes: mini guia
- Conheça Paranaguá
- Colônia Witmarsun
- Ecoturismo em Piraí do Sul
- Trilha do Pico Itapiroca (Pico Paraná)
#DevaneiosemCuritiba
Use esta # e veja mais fotos nas redes sociais
-----------------------------------------------------------------------------------------------
Precisa de hotel em qualquer lugar? Acesse o Booking e faça a sua reserva com cancelamento grátis !
Precisando alugar um carro? A RentCars te ajuda a comparar valores e optar pela melhor opção.
Pague em Reais em até 12x e sem incidência de IOF.
Nossa, eu nunca ouvi falar que tinha uma mesquita em Curitiba. Não me lembro de já existir quando fui aí. Obrigada pela dica.
ResponderExcluirAbs, Marlise
Nunca entrei nessa Mesquita, já passei em frente dela num domingo quando teve a feira do Largo da Ordem, e ela realmente chama a atenção pela beleza e pelas cores.
ResponderExcluirVou tentar visitá-la numa próxima vez! ;-)
Beijão!
Que dica interessante! Nunca havia ouvido falar desta mesquita em Curitiba!
ResponderExcluirÓtima dica para quem visitar a cidade! :-)
Eu fui nessa mesquita em um dia de feira e achei linda demais! Jamais pensei que existisse um lugar desse em Curitiba!
ResponderExcluirMuito interessante Gabi! Eu nunca entrei em uma mesquita, acredita? E olha que aqui em Campo Grande tem uma que por for parece ser bem bonita. Vou procurar saber se aceitam visitação. Ótimo post!
ResponderExcluirNão sabia da existência dela em Curitiba. Achei muito interessante! Uma boa dica para onde conhecer em Curitiba. Parabéns pelo post.
ResponderExcluirOi Gabi! Que legal!!! Eu "descobri" a Mesquita por acaso. Na verdade, nos fomos à Feira do Largo da Ordem quando estivemos em Curitiba. Aí, andando, demos "de cara" com ela. Muito bom o seu post, porque tinha ficado de procurar informações, mas ainda não tinha tido tempo, he he he.
ResponderExcluirBeijos
Carolina
Que interessante! Gostei muito do post e da dica - conhecer algo diferente, esta mesquita. Parece muito bonita.
ResponderExcluirJa tinha ouvido falar da mesquita de Foz, mas a de Curitiba eu não conhecia.
ResponderExcluirMuito interessante a visita, uma forma de conhecer melhor a cultura e a religião.