Curitiba é uma cidade representada por muitos povos, que há tempos chegaram para fazer da cidade o seu lar. Cada corrente imigratória estabeleceu seus laços e conquistou seu território, preservando sua cultura e contribuindo para que suas tradições fossem disseminadas nessa capital tão multicultural.
Povos do Japao, Alemanha, Polonia e Líbano já receberam um espaço por aqui, agora chegou a vez da Ucrânia, com um local que considero especial e belo para se conhecer: o Memorial Ucraniano de Curitiba.
Conheça o Memorial Ucraniano de Curitiba
O movimento da imigração ucraniana no Brasil começou por volta de 1891 tanto por razões sociais, quanto por razões econômicas. Estima-se a existência de 500 mil pessoas, vivendo a maioria no Estado do Paraná. Destacaram-se na agricultura, especialmente no cultivo do trigo, foram pioneiros na indústria moageira e tem no Município de Prudentópolis – 200km de Curitiba, o seu principal centro de representação e no Município de Mallet, onde há registros históricos do início desta colonização.
O Memorial Ucraniano de Curitiba está localizado na extensão do Parque Tingui e se destaca em meio à paisagem verde logo que nos aproximamos. Foi idealizado e construído em homenagem ao centenário da chegada dos imigrantes em Curitiba. Sua inauguração aconteceu no ano de 1995, trazendo mais uma atração à cidade.
Logo na entrada, atravessamos o portal e já avistamos quase toda a composição do Memorial, que mantém a arquitetura típica ucraniana com construções em madeira encaixada. Por sorte, o jardim estará florido e fará um belo contraste com as construções e o verde que ali dominam.
Portal do Memorial Ucraniano
O principal monumento do memorial está bem ao centro e é uma réplica da Igreja São Miguel Arcanjo, localizada na Serra do Tigre, Município de Mallet e uma das construções ucranianas mais antigas do Brasil. A construção não tem função religiosa, no seu interior estão expostos fatos sobre a imigração ucraniana, um breve histórico do seu povo e outras curiosidades acerca da cultura. Também se pode observar ícones religiosos, bordados típicos e várias amostras de pêssankas, os tradicionais ovos pintados à mão.
Réplica da Igreja de São Miguel e principal
elemento do Memorial Ucraniano.
Mais do que um típico artesanato, a pêssanka é um objeto de simbologia. A palavra provém do verbo escrever e os seus desenhos representam à materialização do que se deseja ao outro. O ovo, em si, representa a vida. Na tradição ucraniana, só se presenteia com uma pêssanka àqueles que forem especiais e de muito valor e ela servirá como um talismã, provendo proteção. Não é à toa que há uma grande pêssanka exposta nos fundos do Memorial.
Pêssanka
Logo à sua frente, existe um campanário, que complementa a réplica da igreja. Ele representa a integração do povo à nova terra e a importância da religião como elemento de integração e manutenção da cultura. Quem quiser, pode subir sua escada e fazer registros do Memorial de outros ângulos.
Em 2009, o Memorial ganhou um monumento que simboliza o Genocídio ocorrido em 1932, conhecido como Holodomor ou genocídio da fome. É um objeto esculpido em granito da Serra do Mar, com uma cruz vazada e um símbolo em granito polido negro no centro.
Visitar o Memorial Ucraniano é se permitir a conhecer um pouco mais sobre este povo. Além disso, é um belíssimo local para fotografias e descanso em meio à natureza.
A visita dura cerca de trinta minutos e há banheiros e uma casa, também de arquitetura ucraniana, com lanches e artesanatos típicos à venda.
Para quem estiver conhecendo Curitiba de ônibus, a bordo da Linha Turismo, esta é uma das paradas recomendadas! Quem não estiver, vale dar uma passada para conhecer mais esta atração que a cidade oferece!
Informações práticas:
Endereço: R. Dr. Mbá de Ferrante, s/n - Parque Tingui, Curitiba
Horário de funcionamento: de terça a domingo, das 10h às 18h
... Precisa de hotel em Curitiba? ...
... Acompanhe a hashtag #MoradorTurista pelas principais redes sociais e descubra novos lugares divulgados pelos membros da Rede Brasileira de Blogueiros de Viagem – RBBV.
+ Curitiba no Devaneios:
#DevaneiosemCuritiba
Use esta # e veja mais fotos no Instagram
-----------------------------------------------------------------------------------------------
Precisa de hotel em qualquer lugar? Acesse o Booking e faça a sua reserva com cancelamento grátis !
Precisando alugar um carro? A RentCars te ajuda a comparar valores e optar pela melhor opção.
Pague em Reais em até 12x e sem incidência de IOF.
Que lindo! Quantas flores! Eu passaria uma tarde inteira aí!
ResponderExcluirÉ um lugar muito gostoso mesmo!
ExcluirOtima dica!!! O lugar parece lindo mesmo!!!
ResponderExcluirColoque na lista para quando visitar Curitiba!
Excluir;)
Visito Curitiba com frequência, mas esse é um dos lugares que ainda não conheço. Vou colocar na lista para a próxima.
ResponderExcluirLegal! Tomara que você encontre o memorial florido. Fica ainda mais lindo!
ExcluirNão conhecia esse lugar. Gostei muito!
ResponderExcluirAdorei a história da pessanka.
Eu adorei conhecer o Memorial Ucraniano e aprender um pouco mais sobre as pessankas e tradições. Sem dúvida um local que merece ser visitado.
ResponderExcluirMuito interessante. Curitiba é uma das cidades mais multiculturais do Brasil. Não conhecia esse lugar. Parabéns pelo post!Abraços, Cristina e Renato
ResponderExcluirQue charme deste jardim recheado de flores, encantada. Ainda não conheço Curitiba, mas está nos meus planos ;)
ResponderExcluirAbraços
Adorei esse passeio! Não sabia desse Memorial.
ResponderExcluirEstive duas vezes em curitiba, viagem rápida de final de semana, então ainda tenho muito o que explorar na cidade nas próximas viagens. Entrou pra minha lista!
Nossa... que lugar mais lindo e quantas flores maravilhosas. Amei!
ResponderExcluirEita que dica boa, nunca imaginei um memoria da Ucrania em Curitiba. Muito bom! - Edson
ResponderExcluir