Um final de semana em Teresópolis, a 90km do Rio de Janeiro, trouxe muitas surpresas e encantamentos. Cenários deslumbrantes de montanha, gastronomia, atmosfera serrana e uma atração inesperada. Visitar o Museu Sobrado Histórico José Francisco Lippi foi uma grande e grata surpresa que além do proposto, por si só, veio com ousadia, ternura e muitos outros sentimentos reunidos.
Museu Sobrado Histórico José Francisco Lippi
Um casal com brilho no olhar , sorriso no rosto e figurinos de época acenava dando às boas vindas ao grupo que se aproximava. Assim foi a chegada ao Museu Sobrado Histórico José Francisco Lippi, um especial ponto de interesse que Teresópolis oferece aos seus visitantes. O casal? Não era formado por meros atores, mas pelo Sr. José Luiz Lippi Leite, neto e herdeiro de José Francisco, e a Dona Regina Furtado, sua esposa, o que agregou ainda mais qualidade e fofura ao momento.
Dona Regina e Seu Lippi
Reunidos no pátio interno e mirando detalhes da varanda do sobrado de arquitetura do século XIX , fomos apresentados à história do local, que chegou a ficar fechado por 25 anos. Foi em 1997 que o casal se mudou do centro de Teresópolis, para a zona rural (na época), onde fica localizado o sobrado, que o Sr. Lippi havia herdado sete anos antes do seu avô José Francisco. Apesar de museu, o sobrado é a residência atual do ilustre casal!
Não há nada como a casa da gente!
Recanto dos Lippi
Nos porões do sobrado, foram encontrados inúmeros documentos que retratavam a história do vilarejo de Vila Nova (distrito de Teresópolis) e da trajetória do italiano José Francisco Lippi, que imigrou para o Brasil em 1889. A reunião e organização destes documentos, aliada a curiosidades e doações de objetos, depoimentos e outras participações por parte de moradores contribuiu para que a Dona Regina, também professora, cedesse hall de entrada, sala de visitas e quarto de hóspedes para que o acervo fosse exposto e passasse a ser visitado por interessados a partir do ano de 2004.
Nessa área estão expostos documentos, fotografias e registros na sua maioria. Fui apresentada à cédula de Mil Reis, à caixa cofre e admirei máquinas fotográficas muito antigas.
São muitos documentos e registros ...
Até cédula de Mil Reis!
E que tal essas câmeras fotográficas???
Telefone de parede... também tem no sobrado!
Com o tempo, os outros cômodos da casa foram sendo abertos aos visitantes, por onde a visitação segue. Sala de jantar, quartos internos e hall do banheiro com móveis e objetos do final do século XIX e início do século XX encantam todos. Encontrei vários objetos que temos semelhantes na família: cristaleira, relógio de parede, louças. Foi um momento onde a visita me deu um caloroso abraço!
Dona Regina e suas explicações sobre o sobrado
Já vi cristaleira igual a essa em algum lugar bem próximo!
Os porões também estão abertos e complementam a visita. Por lá fica o canto preferido do Sr. Lippi: a sala de televisão e onde estão expostas suas coleções de canetas e relógios de bolso, como muitos outros registros pendurados nas paredes e uma ala exclusiva para crianças. Até doce feito pela Dona Regina provamos!
Um dos cômodos do sobrado e seus bibelôs
Imagina viajar com essa mala ?
E não parou por aí. A área externa da propriedade une gramado, árvores frutíferas e espaços para interação, com muitos recantos repletos manifestações artísticas curiosas, algumas feitas em objetos de reciclagem. Até uma mini capela feita toda de bambu integra o ambiente!
Além de abrir à sua residência sob forma de museu, o espaço também é utilizado para promover ações sócio culturais, oficinas diversas, recreação infantil e outras atividades de assistência social.
Capela Ecológica, feita com o bambu da propriedade
Árvores Frutíferas, Túnel de Andar Macio e artes diversas
encontradas pelo jardim
Informações práticas:
Endereço: Estrada Teresópolis-Friburgo (RJ-130), KM 15 – Venda Nova – 3º Distrito – Teresópolis – RJ – Brasil.
Horário de visitação: 13h30 às 17h30 - sábados, domingos e feriados.
Para outros horários ou visitas em grupos, entrar em contato
Site oficial: sobradohistorico.com.br
#DevaneiosnoRio #EncontroIntrip #ViajantesemTere
Use essa # e veja mais fotos no Instagram
+ Teresópolis no Devaneios
- Dicas Gerais para começar a planejar uma viagem para Teresópolis
- Dica de hospedagem: Pousada Terê Parque
Organização: Fábio Lima (INTRIP)
Convidados: Diana Schrock (Histórias da Di), Cris Stilben (Cris Pelo Mundo), Rafael Miranda (Para Viagem), Zelinda Aêreas (Em Cantos Fotográficos), Denise Tonin (Viajante Solo), Gabi Pizzato (Devaneios de Biela), Roberta Martins (Territórios), Gardenia Rogatto (Gardens) (Não Pira, desopila), Carol Moreno (Mochilão Trips), Mauricio Oliveira(Trilhas e Aventuras), Fabio Pastorello (Viagens Cine), Lily e Julio (Apaixonados por Viagens), Naira e Eduardo (Embarque na Viagem), Dhebora e Rafael (Carioca Sem Fronteiras),Thais Costa (Viagem em cena) e Gilson Fumaça (Favela Scene).
-----------------------------------------------------------------------------------------------
Precisa de hotel em qualquer lugar? Acesse o Booking e faça a sua reserva com cancelamento grátis !
Precisando alugar um carro? A RentCars te ajuda a comparar valores e optar pela melhor opção.
Pague em Reais em até 12x e sem incidência de IOF.
Que gracinha! Não conheci esse museu quando fui a Petrópolis, vai ficar para a próxima vez.
ResponderExcluir