Em clima de aventura e contato intenso com a natureza conto para vocês como foi fazer a Trilha do Pico Itapiroca, a quinta montanha mais alta da Região Sul do Brasil, com 1805 metros. Conheça o Brasil e o Paraná do alto e admire uma das áreas mais preservadas da Mata Atlântica no Brasil. A paisagem é surpreendente!
Trilha Pico Itapiroca
Saímos de Curitiba pouco antes das sete horas de uma manhã nublada. O destino era Campina Grande do Sul, localizado na zona metropolitana e nosso destino estava distante a aproximados sessenta quilômetros da capital. Levamos pouco mais de uma hora, pois é preciso percorrer um trecho de estrada de chão até a Fazenda Rio das Pedras, onde estacionaríamos os carros e faríamos a base da aventura.
Localizando-se
O acesso à trilha se dá logo na saída da cancela da Fazenda e são quase 4km de subida, com algumas paradas ao longo do caminho. O primeiro trecho é descampado e a trilha é tranquila. Nos primeiros vinte e cinco minutos já fazemos a primeira parada na Pedra do Grito para fotos. O que vemos é uma imensidão verde com a Represa do Capivari lá embaixo, bem distante. A energia é incrível e a paz, completa.
Olha um grupo na Pedra do Grito!
Parada na Pedra do Grito e um pouco mais acima
Um pouco mais acima, chegamos no ponto que é parada comum e obrigatória a todos que sobem por este caminho: O Morro do Getúlio. São várias pedras que acomodam os aventureiros enquanto recuperam o folêgo, fazem um lanche e se hidratam. Trechos mais pesados estavam por vir...
Na volta, encontramos um cenário diferente...
Cheio de nuvens...
Cada momento na subida é uma conquista a se comemorar. O ponto que sugere uma troca de atmosfera é o cruzo com a Trilha do Caratuva. Continue à direita para o Itapiroca. A partir dali a trilha já segue em mata mais fechada e começam trechos de escalaminhada por pedras com ganchos e pelas raízes que muito nos ajudam. A partir daqui, fôlego e resistência serão mais exigidos.
Cenário de montanha !
Alguns trechos do caminho...
Se acabar a água, não se desespere... há uma bica de água natural e fresca para nos ajudar. É a única de toda a trilha, aproveite!
Hora do refresco!
Mais um pouco, chegamos a mais uma bifurcação. A trilha da esquerda conduz ao tão desejado Pico do Paraná e à da direita, ao Pico Itapiroca; nosso destino. Mais uma meia hora de caminhada, estávamos no principal ponto de acampamento do morro. Hora do almoço na montanha! Ficamos um bom tempo ali, só curtindo a vista para a Serra do Ibitiraquire, onde está localizado o Pico do Paraná.
Uma das fotos oficiais do grupo que participou dessa aventura
conduzida pela Aventura Curitiba. Obrigada Eduardo e
Guilherme pela atenção e perfeita condução deste dia!
Depois, subimos mais um pouco até o falso pico do Morro Itapiroca, que fica pouco antes do pico mais alto e é onde está a caixa com o registro dos aventureiros que ali passam. O bloco estava bastante desorganizado, mas fizemos questão de deixar os nossos nomes por lá. Relaxamos com o silêncio da montanha, avistando os morros Tucum e Camapuã, quando as nuvens deixavam.
Primeira visão após sair da mata... Pico do Paraná!
Pausa para o almoço!
Caixa de registros
Depois, foi só descer tudo de novo e com um visual diferente do que tivemos pela manhã. O tempo estava mais fechado. Durante o trajeto de volta, cruzamos com muitos aventureiros que estavam subindo a montanha para acampar.
Adorei subir essa trilha e fiquei muito grata pelas ótimas condições que encontramos, tanto no tempo e temperatura, quando nas condições na trilha. A segunda parte da subida realmente exige um pouco mais da resistência do participante e quando chegamos no topo a satisfação é o maior presente.
Informações práticas:
Tipo de atividade: Trilha - Montanismo - Escalaminhada
Distância percorrida: 8km (ida e volta)
Altura de subida e descida: 850m
Grau de dificuldade: moderado
Tempo de atividade: 5 horas
O que levar para uma aventura em trilha: repelente, protetor solar, boné, óculos escuros, água, água de coco, isotônico, lanches (biscoito, barra de cereais, sanduíche), toalha e roupa extra;
O que vestir: roupas leves, calça e camiseta de manga comprida para proteger dos arranhões, tênis ou bota de trekking, luvas, jaqueta corta vento.
Bota Qechua (Decathlon) testada e aprovada!
+ Curitiba e Paraná no Devaneios:
- Hard Rock Café (único no Brasil)
- Morretes: mini guia
- Conheça Paranaguá
- Colônia Witmarsun
- Ecoturismo em Piraí do Sul
- Morretes: mini guia
- Conheça Paranaguá
- Colônia Witmarsun
- Ecoturismo em Piraí do Sul
#DevaneiosnoPR
Use esta # e veja mais fotos no Instagram
-----------------------------------------------------------------------------------------------
Precisa de hotel em qualquer lugar? Acesse o Booking e faça a sua reserva com cancelamento grátis !
Precisando alugar um carro? A RentCars te ajuda a comparar valores e optar pela melhor opção.
Pague em Reais em até 12x e sem incidência de IOF.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comentários são sempre bem-vindos!
Agradeço a visita!