Eis uma das mais famosas e procuradas atrações da Chapada dos Veadeiros: o Vale da Lua. Há quem se decepcione, talvez por ter elevado a expectativa antes de visitar o Vale. Eu achei incrível e sou muito grata por ter conseguido conhecer tamanha proeza da natureza. Nunca cheguei perto de paisagem parecida, o que fez do lugar ainda mais especial, fora toda a energia e misticismo que o envolve.
Considero, sim, um dos pontos que merecem ser incluído em um roteiro pela Chapada dos Veadeiros. A trilha é fácil, há cenários para as mais diversas fotos, há quedas d´água e piscinas naturais. Mesmo assim, também existem fatores que devem ser observados para um passeio com segurança. Vamos?
Vale da Lua - Chapada dos Veadeiros
. Onde fica: o acesso ao Vale da Lua fica na estrada entre São Jorge e Alto Paraíso de Goiás, a GO-239, mais perto de São Jorge. Assim que avistar a precária placa, são mais alguns quilômetros em estrada de chão até chegar ao estacionamento da atração. A melhor forma de se chegar lá, como em qualquer outro lugar na Chapada dos Veadeiros, é de carro. Para quem vem de São Jorge, o acesso se dá à direita e, de Alto Paraíso, à esquerda.
. Estrutura e acesso: O Vale da Lua está localizado em propriedade particular e é cobrada uma taxa de entrada no valor de R$ 20,00 por pessoa – base Fevereiro 2018. Junto com o pagamento da taxa, é solicitado fazer o registro no caderno de visitantes e, se necessário, receber informações sobre a visita. Nesta área do estacionamento existem banheiros e bar.
Importante: há limite para o número de visitantes no Vale da Lua. Insisto e recomendo que se chegue cedo! Lembre-se que é um dos lugares mais populares da Chapada dos Veadeiros e também não exige muito esforço físico, o que aumenta ainda mais o movimento!
Cenário do serrado!
. Visitando o Vale da Lua
Uma trilha leve de 600 metros separa a entrada do Vale da Lua. Esta trilha é tranquila, tem nível de dificuldade considerado fácil e não demanda esforço físico ou maior resistência física. Ao longo da trilha, já vamos entrando em contato com a vegetação do serrado brasileiro e algumas pedras podem ser usadas como mirante para belas fotos.
Aproveitem a energia do Vale da Lua!
O vale em si não é muito grande e também é uma atração que se diferencia nas épocas de seca e de chuva. Como fomos na época de chuva, apenas uma das três piscinas naturais que existe por lá estava aberta.
O principal está na beleza das formações rochosas, esculpidas pela força das águas transparentes do Rio São Miguel. O resultado é o que se parece com a superfície lunar, por isso, o nome da atração. Trata-se de um cenário jamais visto parecido por esta que vos escreve. Uma verdadeira maravilha da natureza!
Vai no feriado? Prepare-se para dividir o espaço
com muitas outras pessoas!
Friso a recomendação de usar tênis ou bota de trilha e saiba que é muito comum acontecerem acidentes no Vale da Lua, por causa de chinelos e imprudência dos visitantes principalmente! Muito cuidado ao se aproximar de fendas e buracos e muita atenção para as trombas d’água: se aumentar o volume da água, repentinamente, afaste-se do Vale.
. Dica de roteiro:
A visita ao Vale da Lua tem duração estimada de até duas horas, mesmo considerando tempo para banho. É adequado adaptar o roteiro com outras atrações que não demandem muito tempo ou esforço. No caso, o Vale da Lua pode ser visitado com as atrações da Fazenda São Bento: Cachoeiras Almécegas I e II e Cachoeira São Bento, que são bem próximas. Recomendo iniciar pelo Vale da Lua e deixar o resto do tempo para curtir cachoeiras que tenham piscinas maiores ou mais atrativos. São inúmeras as possibilidades... escolha a que for melhor para a sua necessidade!
. Cuidados e recomendações:
- Não é recomendado o uso de sandálias ou chinelo, pois há risco de se escorregar;
- Não é permitido fumar, principalmente, pelo risco de se causar incêndio florestal;
- Não é permitido aparelhos de som e instrumentos musicais;
- Na época das cheias, há risco de tromba d´água, fique atento aos sinais e orientações;
- Respeite a sinalização e não ultrapasse as cordas de segurança. Não é à toa que estão onde estão.
- Não arranque e nem levem consigo plantas ou pedras;
- Leve embora todo o lixo que gerarem.
- Repelente, protetor solar e chapéu são sempre recomendados.
Ache o erro na foto!
Muito cuidado com as 'falsas piscinas',
elas podem te levar para o curso do rio...
Detalhes do Vale da Lua: não subestime a natureza!
Informações práticas:
Tempo estimado de visitação: 1h30 a 2h
Trilha: 600 metros ida e 600 metros volta
Nível de dificuldade: fácil
Necessidade de Guia: não
Valor da entrada: R$ 20,00 (Fev/18)
Horário: das 07h às 17h
Estacionamento: grátis
Lanchonete: Sim
Banheiros: Sim
Formações do Vale da Lua
+ Chapada dos Veadeiros no Devaneios:
- Dicas gerais e roteiro sugerido para a Chapada dos Veadeiros
- Cachoeiras Almécegas I e II e São Bento
- Vale da Lua
- Top 5 atrações
#DevaneiosnaChapada
Use esta # e veja mais fotos nas Redes Sociais
-----------------------------------------------------------------------------------------------
Precisa de hotel em qualquer lugar? Acesse o Booking e faça a sua reserva com cancelamento grátis !
Precisando alugar um carro? A RentCars te ajuda a comparar valores e optar pela melhor opção.
Pague em Reais em até 12x e sem incidência de IOF.
Mas como que faz pra saber se é pscina mesmo ou cilada?? No caso de quem vai sem guia, claro...
ResponderExcluirAmei o seu site, muitas dicas preciosas, planejo uma viagem para lá em agosto de 2019. Obrigado.